[SP-pm] Vagas para Perl Jobs no exterior x no Brasil

Nilson Santos Figueiredo Jr. acid06 at gmail.com
Mon Mar 29 07:16:23 PDT 2010

Como o link dos mitos não responde adequadamente (ou at all) nenhuma
das suas perguntas vamos lá...

2010/3/29 Thiago Glauco Sanchez <thiago at nerdsland.net>:
> Fica a dúvida, por que o Perl não é amplamente utilizada no Brasil?

O auge do Perl aconteceu quando o desenvolvimento web no Brasil ainda
era relativamente pequeno. Quando engrenou de vez por aqui (uns 2 anos
depois do resto do mundo), Perl não era mais a linguagem da moda pra
aplicações web mais importantes então foi bem menos difundida por
aqui.

Perl foi infelizmente por ter ficado diretamente associada à bolha das
.com, então quando tudo explodiu, o povo pegou trauma de tudo que
estava envolvido na época. Com ou sem razão.

Existem empregos pra desenvolver em Perl no Brasil. Mas a maioria está
concentrada no estado de São Paulo e o número de fato é reduzido.

> 1 - Por que as Faculdades ensinam Java, C e Visual Basic?

Eu não conheço nenhuma faculdade que ensina VB (e sugiro que tente, se
possível, manter distância delas).

Ensinar C na faculdade é um conhecimento bastante útil (se for feito
direito). Programando em C, você vai aprender conceitos que serão
úteis pra qualquer outra linguagem em que você for programar no
futuro.

As faculdades ensinam Java porque é fácil, qualquer um consegue
aprender, é a mais popular e é orientada a objetos. No fundo,
culturalmente, existe a percepção de que "pega mal" um aluno sair de
uma universidade sem saber "pelo menos" Java.

> 2 - Por que não existem livros em Português?

Falta de demanda (ou percepção de falta de demanda).

> 3 - Por que existe pouco investimento de empresas privadas, como existe com
> o Java e o Go?

Porque Perl não foi criada por uma empresa e sim por um indivíduo.
Java foi criada pela Sun, Go é a linguagem do Google.

> 4 - Por que existe uma lenda que programar em Perl é difícil e feio?

Porque a maioria dos programas feitos durante o auge de popularidade
de Perl eram difíceis de se entender e feios.
Hoje em dia isso não é mais verdade, mas eu pago uma cerveja pra quem
me mostrar um código que seja "bonito" em Perl feito antes de 2000. E
infelizmente aquele ditado da "primeira impressão é que fica" é
bastante aplicável.

-Nilson