[SP-pm] Obtendo MAC Address

Solli Honorio shonorio at gmail.com
Mon Jan 18 16:24:13 PST 2010

2010/1/18 Luis Motta Campos <luismottacampos em yahoo.co.uk>

> [...]
>
> Entre as coisas que eu aprendi observando um bom administrador de redes
> (tem muita gente muito boa aqui no RIPE NCC) é que você nunca dá um
> endereço IP "aleatório" (isto é, "sem controle") para um computador na
> sua rede.
>
> Especialmente se você implementa algum tipo de seguraça: firewall,
> conhecer todas as estações (sejam elas desktop, notebook ou iPhone),
> etc., etc., um bom administrador de rede vai sempre saber quem é o
> dispositivo acessando a rede através do IP, do MAC Address, etc, etc.

Eu acho que vc está enganado meu amigo. Se garantia de segurança estiver
relacionado a ip static então serei obrigado a retirar o meu nome da lista
de bons sysadmin. DHCP existe para isto, para facilitar o meu gerenciamento
com os ips. Para mim sysadmin que controla ip numa planilha eletrônica
recebe de cara -100 pontos.

> Eu aconselho você a conversar seriamente com seu administrador de rede e
> apontar para ele as suas necessidades de associar um endereço IP com um
> determinado dispositivo. As ferramentas dele estão lá, não precisam ser
> mantidas por você e são muito mais confiáveis do que qualquer coisa que
> você (*) montar com Perl em duas horas.

Bom, eu estava escrevendo um monte de coisas a respeito, mas ví que o Nilson
já o fez e concordo com o que ele escreveu (que também eu estava
escrevendo). Também concordo com a posição do eden sobre delegação de
funções da camada, mas não significa que não possa ser utilizado.. não é
recomendável, mas não proibido.

Solli M. Honório