[SP-pm] Obtendo MAC Address

Luis Motta Campos luismottacampos at yahoo.co.uk
Tue Jan 19 01:46:05 PST 2010

Solli Honorio wrote:

> Eu acho que vc está enganado meu amigo. Se garantia de segurança estiver
> relacionado a ip static então serei obrigado a retirar o meu nome da lista
> de bons sysadmin. DHCP existe para isto, para facilitar o meu gerenciamento
> com os ips. Para mim sysadmin que controla ip numa planilha eletrônica
> recebe de cara -100 pontos.

Eu não sugeri isso. Mas sugeri que um network admin paranóico vai
associar IP com MAC address na sua DMZ.

A solução que eu vi implementada aqui foi VPN sobre DHCP aberto para
todo mundo: na VPN você tem IP fixo, e o DHCP entrega IPs aleatórios.

Mas eu concordo com você, Solli, isso não é segurança, é "controle".
Muita gente tende a confundir as duas coisas.

Eu parto do princípio de que é mais difícil invadir uma rede onde você
não pode conseguir um IP: mesmo que o invasor escolha um IP que esteja
desocupado, ele não vai ser roteado, e o invasor vai estar confinado a
um único segmento de rede, no pior dos casos.

> Bom, eu estava escrevendo um monte de coisas a respeito, mas ví que o Nilson
> já o fez e concordo com o que ele escreveu (que também eu estava
> escrevendo). Também concordo com a posição do eden sobre delegação de
> funções da camada, mas não significa que não possa ser utilizado.. não é
> recomendável, mas não proibido.

Eu não proíbo nada: sou um doce troll. :) Mas recomendo contra sempre
que eu posso.

Putamplexos.