[SP-pm] Obtendo MAC Address

Eden Cardim edencardim at gmail.com
Tue Jan 19 08:13:20 PST 2010

    Nilson> Já experimentou digitar um endereço email num celular que
    Nilson> não tenha um teclado "inteiro"?  É bem chato. A senha então,
    Nilson> com caracteres especiais, é um inferno.

    Nilson> Acho que é só uma questão de conveniência mesmo. É óbvio que
    Nilson> é menos seguro que as outras alternativas, mas isso não é um
    Nilson> requisito.

Sim, digitar '@' num celular barato é chato mesmo, mas o OpenID utiliza
urls como credenciais, não emails. Sendo um ambiente corporativo, é bem
fácil pré-fixar o base da credencial em mycompany.com/auth, por exemplo,
e exigir que o usuário digite só a parte relativa, formando
mycompany.com/auth/user, ou mycompany.com/auth/8737, que é fácil de
digitar num celular. A mesma estratégia poderia ser aplicada caso a auth
fosse via email. Assim o cadastro da credencial pode acontecer quando o
funcionário for contratado, não toda vez que ele trocar de celular.
E até dá pra usar autenticação tradicional com senhas numéricas (se
serve pra ATMs, deve servir pra esse caso).
O que eu quero ressaltar é que todas essas soluções estão
pré-implementadas e são fáceis de implantar, enquanto que usar MACs,
além de não auxiliar em nada o processo de autenticação ainda tem que
ser implementado com hacks que dependem da implementação específica da
infra-estrutura da rede corporativa, quando houver um problema, vai ser
difícil de depurar.

--
   Eden Cardim       Need help with your Catalyst or DBIx::Class project?
  Code Monkey                    http://www.shadowcat.co.uk/catalyst/