[SP-pm] [Rio-pm] Comparativo de linguagens (mais um!)

Solli Honorio shonorio em gmail.com
Quarta Novembro 28 04:20:59 PST 2007

On Nov 27, 2007 8:22 PM, Luis Motta Campos <luismottacampos em yahoo.co.uk>
wrote:

> Bom, se é deprimente, e o próprio fulano está desacreditando o trabalho
> dele, então eu acho que eu não deveria perder o meu tempo... vou abrir
> uma outra garrafa de vinho e curtir a noite ;)

> "Teste de verdade" é força de expressão.
>
> Talvez seja até forçar demais.
>
> Eu não acredito em "linguagem alicate": uma linguagem de programação tem
> pontos fortes e pontos fracos. Saber aproveitar os pontos fortes e
> evitar os pontos fracos é uma habilidade que um desenvolvedor ou
> engenheiro de software precisa ter.

... por este motivo que a minha proposta é utilizar a própria comunidade que
representa a linguagem, partindo do principio que a comunidade sabe
enaltecer os pontos fortes e contonar  os pontos fracos ...

> Comparar linguagens de programação construindo um programa com elas é
> como tentar construir um carro usando: ou um martelo, ou uma
> chave-de-fenda, ou um alicate... se você usar as três, vai conseguir
> construir o seu carro mais depressa, ao invés de ficar tentando hacks
> estupidos para conseguir apertar parafusos com um alicate ou bater
> pregos com uma chave de fendas sem quebrar a chave... ;)

... bom, se eu não comparar uma linguagem de programação fazendo programa
vou comparar como ? Comparar é comum a todos nós, vc por exemplo deve ter
tomado o teu vinho comparando-o com algum outro que você já tomou e deve ter
classificado com bom, razoável ou nunca vou tomar novamente (e falando de
vinho ainda temos diferença entre safras do mesmo vinho). Comparação é bom
(a ciência é baseado em comparação e observação), e quando bem feito com
critérios e métricas claras é muito útil.