[SP-pm] Comparativo de linguagens (mais um!)

Quarta Novembro 28 08:31:14 PST 2007

Solli Honorio wrote:

> ... bom, se eu não comparar uma linguagem de programação fazendo
> programa vou comparar como ? Comparar é comum a todos nós, vc por
> exemplo deve ter tomado o teu vinho comparando-o com algum outro que
> você já tomou e deve ter classificado com bom, razoável ou nunca vou
> tomar novamente (e falando de vinho ainda temos diferença entre
> safras do mesmo vinho). Comparação é bom (a ciência é baseado em
> comparação e observação), e quando bem feito com critérios e métricas
> claras é muito útil.

Voce tem razao sobre a comparacao, Solli.
Mas, quando a gente leva linguagens aa campo para comparar, precisamos
de mais problemas para resolver do que apenas um. Um problema pode
favorecer uma determinada linguagem sobre a outra, simplesmente por que
ela eh melhor para resolver aquele problema (mas possivelmente pior para
muitos outros).

Assim, um benchmark para uma linguagem de programacao deveria contar com
uma quantidade expressiva e representativa dos problemas que se tenta
resolver. Apenas um nao chega.

:)
Putamplexos!