[SP-pm] Quero substituir meus Class::DBI

Eden Cardim edencardim em gmail.com
Segunda Julho 16 08:57:42 PDT 2007

On 7/16/07, Luis Motta Campos <luismottacampos em yahoo.co.uk> wrote:
>    Gente,
>    possivelmente eu jah perguntei isso aqui uma vez, mas ainda não
> estou convencido sobre o que fazer.
>
>    Vocês poderiam por favor voltar a repetir para mim quais são as
> alternativas consideradas melhores, mais simples, bem documentadas,
> fáceis de implementar e de usar, e mais confiáveis que eu tenho
> disponível para trocar os meus cerca de 10-12 módulos Class::DBI por
> alguma outra coisa?

Reforço a recomendação do Nelson: DBIx::Class

>    As minhas melhores alternativas:
>
>    1. Implementar uma camada de software simples para acesso à base
> de dados;

confere.

>    2. Me ajude a implementar suporte a transações no futuro próximo;
>       A base de dados da minha compania não implementa transações,
> neste momento.

confere. Inclusive, o DBIC tem suporte a transações aninhadas.

>    3. Seja fácil e simples de usar, para eu poder incluir em outros
> scripts (eu tenho montes de scripts de geração de relatório legados,
> fora da base de código principal).

A sinopse da doc do DBIx::Class demonstra um caso simples de uso. Veja
se é o suficiente pra você.

>    Sugestões, avisos, críticas, comentários, histórias, causos,
> piadas, perguntas, goza ção, e nonsense, como sempre, são muito bem
> vindos e esperados. :-)

A versão mais recente do DBIC tem suporte a replicação, além de ter
vários componentes adicionais disponíveis via CPAN (como indexação
invertida, timestamps automáticos e "inflagem" de datas via DateTime).

--
Eden Cardim
Instituto Baiano de Biotecnologia