[SP-pm] Quero substituir meus Class::DBI

Segunda Julho 16 13:56:15 PDT 2007

Eden Cardim wrote:
> Reforço a recomendação do Nelson: DBIx::Class

   Eu não quero encarapitar meus scripts com mais um monte de lixo... eu
estava pensando em ter uma camada de código minimalista para colocar no
lugar do Class::DBI.

   Tenho problemas sérios de performance.

> confere. Inclusive, o DBIC tem suporte a transações aninhadas.

   Isso é muito interessante.
   E eu presumo que os rollbacks podem ser "enganchados" nos DESTROY()
locais de cada classe, certo? Assim, quando acontecerem exceções, a
camada de acesso aos dados se vira para fazer os rollbacks necessários,
e eu vou dormir tranquilo.

   Alguém pode me falar alguma coisa sobre declaração de constraints ? A
Minha base de dados atual tem apenas chaves primárias e índices únicos,
nada de integridade referencial - a minha maior dor-de-cabeça neste momento.

> A sinopse da doc do DBIx::Class demonstra um caso simples de uso. Veja
> se é o suficiente pra você.

   Eu vou ler amanhã de manhã. Mas deve ser. A maior parte das coisas
escrita em Perl é simples para mim ;-)

> A versão mais recente do DBIC tem suporte a replicação, além de ter
> vários componentes adicionais disponíveis via CPAN (como indexação
> invertida, timestamps automáticos e "inflagem" de datas via DateTime).

   Eu gostaria muito de conseguir direcionar SELECTs para um DBI
diferente... automaticamente, se possível. Assim, eu poderia mudar de
conexão sem notar para ler (dos slaves) permitindo ao meu master mais
sossego para escrever.

   Obrigado pelas dicas!
   Putamplexos!