[SP-pm] Cpan no mac-os era: [OFF] Certificação

Frederico Recsky frederico em gmail.com
Quinta Junho 28 08:33:28 PDT 2007

Olá,

On 6/28/07, Luis Motta Campos <luismottacampos em yahoo.co.uk> wrote:
>    Xarope é não entender o motivo que leva as distros de software a se
> organizarem como elas são organizadas... ;-)

Eu conhećo e acho o modo como gerenciam perl, python e ruby e suas
libs no minimo tosco.

>    Duas observações:
>
>    1. O CPAN (módulo/ferramenta) é um caos. Use pelo menos o CPANPLUS;

Nunca usei o cpanplus, vou dar uma olhada.

>    2. Você já precisou desinstalar módulos ou fazer /deployment/ de
> software perl em 200 máquinas de um cluster? Se já, você sabe que ter
> sistema de pacotes no sistema operacional é a melhor coisa do mundo:
> você gerencia a tua aplicação como se fosse "parte da distro oficial" do
> seu SO.

Não exatamente.  A questão é muito simples, eu não tenho tempo de
ficar empacotando modulos que não existem na minha distribuićão.  Uso
somente o cpan. Se a distribuićão é a mesma
eu posso somente sincronizar de n jeitos os arquivos no /usr/lib/perl5/ .

>    Eu quero ler você. Por que você acha "xarope" ter sistema de pacotes
> para software? Ou é apenas para o Perl? Ou você não pensou que a gente
> poderia ter um sistema de pacotes unificado para o Perl e para o SO (o
> sysadmin agradece de coração)?

Apenas para perl, por sinal vira e mexe eu empacoto coisas aqui no meu
trabalho e gosto muito do rpm.
Eu acho esse um grande problema  Já aconteceu comigo (usando suse e
outras também) de instalar um modulo via cpan e ele puxar uma
dependencia. Se essa dependencia já existir no repositorio da
distribuićão e um outro programa que precisar dela vai baixa-la e
instalar de novo. As vezes funciona, as vezes da erro.. Não conhećo
nenhuma distro que tenha empacotados vamos dizer 30% do cpan
decentemente (o que seria um trabalho desnecessario).
Programas de distribuićão que dependem de modulos do cpan, não deviam
empacotar o modulo e sim usar o cpan e verificar a existencia dele e
dai se necessario instalar.  Os pacotes rpm tem scripts para antes e
depois da instalaćão do pacote e na *minha* opinião eles deveriam
instalar via cpan.   Dai você vai dizer.. aa tem um monte de
dependencia circular, pacote que não compila, bla.. ia dar bastante
erros na hora de instalar.  No comećo sim, depois isso ia acabar sendo
arrumado. Isso também torna obrigatorio a maquina ter acesso a
internet, que é a maioria dos casos.

[]'s