[SP-pm] Fwd: notificação de inscrição de SaoPaulo-pm

Quarta Abril 25 00:23:03 PDT 2007

On Apr 24, 2007, at 10:09 PM, Douglas Tabajara wrote:
> Meu nome é Douglas Tabajara e eu trabalho com Linux desde 2004.
> Conheço algo de programação e seu um pouco de Shellscript (Bash),
> mas senti a necessidade de algo mais potente e com bons recursos
> para ser utilizado na web,

   "Mais potente"? Obviamente você não conhece bem o bash... ;-) mas
Perl é mais elegante e mais fácil de aprender, de qualquer maneira...
hua hua hua!!

> que além de me servir nas minhas tarefas regulares como
> administrador de rede, também me permitisse fazer pequenos sistemas
> web "por fora". Pesquisei um pouco e dentre as opções com bom
> suporte no Linux eu fiquei entre Python e Perl. Decidi por este
> último devido ao fato de a maioria das ferramentes de configuração
> do Mandriva Linux (sou usuário Mandriva e um dos administradores da
> comunidade de usuários Brasileiros do Mandriva, http://
> www.mandrivabrasil.org) ser feita nele e por isso acho que tem tudo
> a ver.

   Bom, o motivo da sua escolha não me parece muito técnico, mas tudo
bem. :-)
   Se você quer aprender a programar para a web, começe lendo sobre
Usabilidade (www.useit.com), sobre templating (www.template-
toolkit.org), sobre a história da World Wide Web (procure pelo
www.w3c.org), e esqueça que existe "CGI" - isto é velho e não serve
mais para nada.

   Quando souber destas coisas, vire-se para o perl, e leia os
manuais incluídos: perlintro, perlreftut, perldsc, perllol,
perlrequick, e, quando se sentir mais confiante sobre a linguagem,
leia a documentação de Orientação à Objetos: perlboot, perltoot, e
perltooc.

   Aí pergunte aqui sobre ModPerl, Catalyst e amigos. ;-)

> Eu comprei o livro Perl: Como programar, dos irmãos Deitel. Estou
> achando muito bom e quero me aprofundar bem na linguagem.

   Lamento informar, mas é melhor você parar de ler porcaria. Até a
revista da Luluzinha te ensinaria Perl melhor que os Deitel. Para
jogar seu dinheiro fora de uma maneira proveitosa, eu recomendo beber
cerveja trapista. ;-)

> Cheguei até o grupo através do www.perl.org.
> Depois desse blá, blá, blá todo, quero agradecer novamente as boas
> vindas!!

   :-) ah, sim! Seja muito bem-vindo!
   Putamplexos!