[SP-pm] A Idade da Pedra do Empresariado Paulistano [Was: Catalyst, alguém?]

Eden Cardim edencardim em gmail.com
Sexta Abril 20 10:25:52 PDT 2007

On 4/20/07, Solli Honorio <shonorio em gmail.com> wrote:
> As coisas são simples e complexas ao mesmo tempo, uma coisa meio quântica.
> Simples porque realmente ferramentas como o Catalyst é pouco explorada, e a
> correta divulgação desta por sí só pode alavancar uma linguagem, como no
> caso do Ruby. Complicada porque as pessoas estão confortável com o que sabe
> e possuem uma enorme resistência em mudar alguma coisa.

Por isso que existe um exército de programadores Perl ainda usando
CGI. Querem continuar usando e divulgando o que aprenderam há 10 anos
atrás. Aí quando algum iniciante vai avaliar o que usar, se espelham
na maioria e acabam preservando a cultura antiga.

> Precisamos criar uma maneira de tirar o Catalyst do gueto Perl e colocar na
> mídia, alguém tem alguma idéia ?

Pergunta difícil... Eu acho que um bom começo seria dentro da própria
comunidade perl, não só com Catalyst, mas com as tecnologias mais
recentes, em geral. Isso por si só já é difícil, o problema é que a
maioria dos profissionais capacitados em Perl estão ocupados demais
com seus projetos individuais (os quais põem acomida e bebida na mesa)
para se organizarem em torno de uma "reciclagem tecnológica" coletiva
sem ter nenhum retorno objetivo e direto. Esse é o ponto chave na
minha opinião: quando se fala "precisamos fazer alguma coisa..." de
*quem* estamos falando? *quem* vai ganhar o *quê* com isso e *quando*?
O Catalyst é bastante usado e bem divulgado na europa, porque a
comunidade de desenvolvedores é de lá e eles vivem de fornecer
consultoria e serviços na área. Eles conseguem obter resultados
diretos através do esforço de divulgação. O nosso caso é bem
diferente, a divulgação da tecnologia que usamos é mais como um hobby
do que um meio de viver, por isso, todos tem a tendência de não levar
a coisa muito a sério. Se conseguirmos uma forma de nos organizarmos
em torno das ideias que temos e conseguirmos resultados objetivos e
diretos com isso, não tem porque não dar certo. Claro que isso tudo é
só o que eu acho, não necessariamente a verdade.

meus 2 centavos...

--
Eden Cardim
Instituto Baiano de Biotecnologia