[Rio-pm] Lendo arquivos com mojolicious

Eden Cardim edencardim em gmail.com
Quinta Maio 10 16:43:11 PDT 2012

    Nuba> No caso o OP já falou que está otimizando para portabilidade.

E no caso, eu estou perguntando "porque?".

    Nuba> Isso seria "otimizar para robustez". Se ele tem controle sobre os
    Nuba> requests do cliente, por exemplo, isso já fica menos necessário.. Se
    Nuba> o sistema estiver recebendo requests "in-the-wild", aí já muda um
    Nuba> pouco...  se for toy app, pode quebrar sem maiores consequências, se
    Nuba> for algo em produção e mission-critical, aí é o outro extremo, não
    Nuba> pode cair, tem que validar tudo, etc.. mas de novo, essa conversa
    Nuba> "são outros 500s"...

É uma conversa que se trata de resolver um problema que talvez seja XY. Não
precisa de tanto esforço se a solução proposta não faz sentido.

    Nuba> Isso seria "otimizar para performance", se isso faz sentido ou não
    Nuba> também depende muito do cenário de uso.

OK Capitão Óbvio, estou tentando chegar no cenário fazendo perguntas e você
não tá ajudando.

    Nuba> A prioridade nesse momento parece ser Portabilidade:

É "parece" é exatamente a palavra que eu estou tentando remover pra ter a
certeza de recomendar a melhor solução.

    Nuba> Nada impede que ele começe otimizando para portabilidade

Nada impede também que ele vá do Rio de Janeiro pra Natal passando em Porto
Alegre antes.

"começe" e "otimizando" são duas palavras que geralmente não podem andar
juntas, vide a célebre frase do Tony Hoare. A melhor solução (em termos de
esforço/retorno) para resolver o requisito apresentado até agora, é servir a
partir de um server HTTP robusto, a não ser que o requisito seja esclarecido
primeiro.

--
Eden Cardim                        Software sob medida
+55 11 9644 8225              Gestão de projetos de software