[Rio-pm] Perl 6

Tiago Peczenyj tiago.peczenyj em gmail.com
Sábado Abril 28 04:54:06 PDT 2012

Perl6 é uma linguagem interessante e seria interessante vc praticar um pouco

O http://ideone.com/ possui suporte a perl6 (numa versão meio velha do
rakudo é verdade). Pode ser um primeiro ponto de partida. Veja uns exemplos
de perl6 no Rosetta Code http://rosettacode.org/

Veja este video:
http://ontwik.com/perl/perl-6-update/

-- off topic --

Agora achei esta palestra interessante: são varias linguagens recentes
feitas em cima de java, javascript, algumas especificas para engenharia:

http://www.slideshare.net/al3x/emerging-languages-a-tour-of-the-horizon

Hoje existe espaço para muitas linguagens conviverem juntas. De fato se vc
domina os conceitos é facil pegar uma sintaxe e explorar a biblioteca
basica da linguagem. Por exemplo se vc conhece os conceitos de paralelismo
e concorrência vc pode usar Go e tirar muito proveito dela.

Ontem eu descobri isto:
http://www.opalang.org/

Ela é baseada um pouco em javascript e ocam. É uma sintaxe simples e da pra
fazer algumas coisas bem rapido (como a wiki de um dos exemplos). O
problema desse tipo de coisa é saber avaliar: será que o que estas
linguangens/frameworks/libs/etc te oferecem é razoavel? são estaveis? eu
consigo achar gente que domine isso facil no mercado? As vezes a escolha
tem varios bugs ou as mensagens de erro são horriveis e isso atrapalha na
hora de um debug.

Perl 6 de certa forma é uma linguagem nova. O que não impede de ser
divertido testar :)

Tiago B. Peczenyj
Linux User #405772

http://pacman.blog.br