[Rio-pm] Perl em desuso??

Aureliano Guedes guedes_1000 em hotmail.com
Segunda Abril 23 14:39:33 PDT 2012

Sim, não me excluo dessa massificação, mesmo porque eu mesmo me inclui quando redigi a resposta. Mas se pegarmos todos que sabem escrever um "Ola Mundo" em alguma linguagem, e que não são dotados de um curso especifico na area de computação, pode observar que boa parte programa nas mesmas linguagens "modinha", como java e Delphi e C#, dentre ela Delphi que é bem conceituada, me pergunto por que elas. Mas pode observar que essa classe de programadores (ou POGramadores, eu use o termo que preferir) estabelecem um vinculo eterno apenas com uma linguagem, raramente aprende outras. Eu comecei por uma linguagem que demorei achar(fisicamente falando, ou melhor, fora da internet) alguem que conhecesse Perl a ponto de programar em Perl, logo vejo que não comecei por modinhas. Ainda, programo em Python tambem, comecei a estudar um pouco de C. Mas veja como são as coisas, eu, particularmente falando, me interessei e gostei da coisa de programar, sei que não sou nem de longe ruim (pois sou pessimo), mas tento fazer o possivel pra melhorar, e em 6 meses eu melhorei 200%, mas ainda esta milhas de distancia de ser bom o sufuciente.
Acho que sim, pode fechar a thread.
Mas so devo corrigir uma coisa, Python é usada na bioinformatica porque precisamos de codigos que seja possivel serem editados, para isso temos um foco em duas linguagens script, Perl e Python, por Python ser completamente orientada a objetos, facilita a criação de codigos que tem rotinas que sempre são incluidas, Perl ainda continua pois os bioinformatas sabem que é possivel criar objetos tambem, Python entrou porque acham que a linguagem é mais clara que Perl (particularmente eu descordo, mas é minha opinião).

From: bruno.buss em gmail.com
Date: Mon, 23 Apr 2012 18:09:12 -0300
To: rio-pm em pm.org
Subject: Re: [Rio-pm] Perl em desuso??

2012/4/23 Aureliano Guedes <guedes_1000 em hotmail.com>

Vou defender um pouco Python. Apesar de achar chato tudo ter que ser objeto e achar frescura o esse negocio de identação,
é uma linguagem com grande desempenho quando falamos de calculos, por isso muito ultilizada na bioinformatica,

Não, ela é utilizada na bioinformática por ser fácil e ter um desempenho razoável.Se somente um "grande desempenho com cálculos" fosse necessário, todos em bioinformática programariam em assembly.

 o fato do google
ter apostado nessa linguagem coopera muito com o crescimento dela, e a comunidade python é empenhada, mas isso não tira o fato de eu

achar "modinha", quando falo que caiu na modinha não quero desmerecer a lingugagem e sim a massificação de programadores.
Essa é a mesma massificação que permite que *você* consiga programar. Sim *você*.

*Você* que nunca estudou formalmente computação, que não tem conhecimentos básicos sólidos de arquitetura, algoritmos, linguagens de programação, join(',', @outras_materias_de_computacao).*Você* que é formado em outra área, mas é capaz de aprender a programar para adiantar sua vida, já que temos a disposição máquinas com muitos recursos totalmente sub-utilizadas.

*Você* que pega um livro qualquer sobre uma linguagem qualquer e depois de alguns poucos dias se diz programador (mesmo iniciante). Estou pra ver o dia que eu sair com uma faca, rasgando pessoas pela rua se elas vão me chamar de médico ou cirurgião.

*Você* é o fruto dessa "massificação de programadores". *Você* faz parte integral dela.A menos que você esteja utilizando um dos argumentos mais sem sentido (ou com uma lógica tão bonita e delicada que eu não consigo notar), não fale contra o seu próprio grupo ;)

Desculpe pelo "reality check" ;)
Graças a "massificação dos programadores", acabamos por ver códigos macarrônicos, sem sentido, etc. Mas ao mesmo tempo, la no fundo, nos sentimos felizes que outras pessoas estão descobrindo essa atividade que nos da tanto prazer ;)

 Talvez esteja relacionado
a: "tem emprego". Mas um programador no Brasil deve escolher a linguagem de acordo com a disponibilidade de emprego, assim como o vestibulando escolhe de acordo

com o curso que da mais dinheiro (medicina, direito, engenharia civil),
Quem escolhe curso superior porque "da mais dinheiro" não tem o mínimo conceito da minha parte.

Como o Breno disse... programador *bom* em [qualquer linguagem], tem emprego garantido. Até porque programador bom, dificilmente fica preso em alguma linguagem...

 eu mesmo nunca vi oferta de emprego para programador em C, uma vez na minha vida vi ofertar para C++.

Você está olhando nos lugares errados, como já disseram ;)

 Agora a massificação do programador ("vou programar na mesma linguagem da galera") não deve ser descartado, pois é igual ver Big Brother, isso atinge não programadores experientes,

mas sim novatos (assim como eu, mas eu vim de outro ambiente, vim das biologicas).

Viu como você faz parte desse movimento todo que você se diz contra? :)

Quanto a Ruby, continuo achando que e uma linguagem criada de certa forma para competir com Perl, as caracteristicas da linguagem remetem a isso, desde a sintaxe,
so que uma tentativa frustada, desculpem-me mas "o programador Ruby programa em Perl 2.0 e não sabe, quando descobre migra para Python (mas aprende whitespace primeiro)".

1) Python, PHP e Ruby são "filhotes" de Perl. Até onde sei, isso nunca foi escondido.2) Se Ruby é o Perl 2.0, então deve ser ruim mesmo porque o Perl já está no 5.14 =P

 [ ]'s--
Bruno C. Buss
http://www.brunobuss.net