[Rio-pm] Perl em desuso??

Bruno Buss bruno.buss em gmail.com
Segunda Abril 23 14:09:12 PDT 2012

2012/4/23 Aureliano Guedes <guedes_1000 em hotmail.com>

>  Vou defender um pouco Python. Apesar de achar chato tudo ter que ser
> objeto e achar frescura o esse negocio de identação,
> é uma linguagem com grande desempenho quando falamos de calculos, por isso
> muito ultilizada na bioinformatica,

Não, ela é utilizada na bioinformática por ser fácil e ter um desempenho
razoável.
Se somente um "grande desempenho com cálculos" fosse necessário, todos em
bioinformática programariam em assembly.

> o fato do google
> ter apostado nessa linguagem coopera muito com o crescimento dela, e a
> comunidade python é empenhada, mas isso não tira o fato de eu
> achar "modinha", quando falo que caiu na modinha não quero desmerecer a
> lingugagem e sim a massificação de programadores.

Essa é a mesma massificação que permite que *você* consiga programar. Sim
*você*.
*Você* que nunca estudou formalmente computação, que não tem conhecimentos
básicos sólidos de arquitetura, algoritmos, linguagens de programação,
join(',', @outras_materias_de_computacao).
*Você* que é formado em outra área, mas é capaz de aprender a programar
para adiantar sua vida, já que temos a disposição máquinas com muitos
recursos totalmente sub-utilizadas.
*Você* que pega um livro qualquer sobre uma linguagem qualquer e depois de
alguns poucos dias se diz programador (mesmo iniciante). Estou pra ver o
dia que eu sair com uma faca, rasgando pessoas pela rua se elas vão me
chamar de médico ou cirurgião.

*Você* é o fruto dessa "massificação de programadores". *Você* faz parte
integral dela.
A menos que você esteja utilizando um dos argumentos mais sem sentido (ou
com uma lógica tão bonita e delicada que eu não consigo notar), não fale
contra o seu próprio grupo ;)

Desculpe pelo "reality check" ;)

Graças a "massificação dos programadores", acabamos por ver códigos
macarrônicos, sem sentido, etc. Mas ao mesmo tempo, la no fundo, nos
sentimos felizes que outras pessoas estão descobrindo essa atividade que
nos da tanto prazer ;)

> Talvez esteja relacionado
> a: "tem emprego". Mas um programador no Brasil deve escolher a linguagem
> de acordo com a disponibilidade de emprego, assim como o vestibulando
> escolhe de acordo
> com o curso que da mais dinheiro (medicina, direito, engenharia civil),

Quem escolhe curso superior porque "da mais dinheiro" não tem o mínimo
conceito da minha parte.

Como o Breno disse... programador *bom* em [qualquer linguagem], tem
emprego garantido. Até porque programador bom, dificilmente fica preso em
alguma linguagem...

>  eu mesmo nunca vi oferta de emprego para programador em C, uma vez na
> minha vida vi ofertar para C++.

Você está olhando nos lugares errados, como já disseram ;)

> Agora a massificação do programador ("vou programar na mesma linguagem da
> galera") não deve ser descartado, pois é igual ver Big Brother, isso atinge
> não programadores experientes,
> mas sim novatos (assim como eu, mas eu vim de outro ambiente, vim das
> biologicas).

Viu como você faz parte desse movimento todo que você se diz contra? :)

> Quanto a Ruby, continuo achando que e uma linguagem criada de certa forma
> para competir com Perl, as caracteristicas da linguagem remetem a isso,
> desde a sintaxe,
> so que uma tentativa frustada, desculpem-me mas "o programador Ruby
> programa em Perl 2.0 e não sabe, quando descobre migra para Python (mas
> aprende whitespace primeiro)".

1) Python, PHP e Ruby são "filhotes" de Perl. Até onde sei, isso nunca foi
escondido.
2) Se Ruby é o Perl 2.0, então deve ser ruim mesmo porque o Perl já está no
5.14 =P

[ ]'s
--
Bruno C. Buss