[Rio-pm] Ajuda

André Torres andretorresrj em gmail.com
Segunda Maio 9 14:26:10 PDT 2011

Tudo bem Samir? (gustavo, tua resposta ta no final)

É um estudo muito interessante, mas vai te dar trabalho.
vou colocar algumas coisas que eu pensaria como experimento para vc avaliar
as taxas.
primeiramente, vc tem que procurar na literatura o que ja existe feito sobre
esse assunto. quais aparelhos, quais tipos de ondas o pessoal utilizou e
como eles avaliaram as taxas de mutação em uma determinada espécie de
organismo.
partindo para o experimento, vc tem que desenhar quais serao os alvos
interessantes para vc conseguir essa taxa. ai é que começa o problema.
vc precisa entender como as mutações ocorrem, os mecanimos de reparo que os
organismos possuem e como elas sao fixadas nas gerações.

Ex: em um organismo assexuado como as bactérias e virus, a mutação se nao
for maléfica, sera passada para a proxima geração imediatamente caso o
mecanismo de reparo falhe.
em organismos sexuados, a mutação pode ocorrer em celulas somáticas (celulas
do corpo). isso pode causar cancer caso os genes que estao envolvidos no
controle do ciclo celular tenha sido modificado. essa mutação nao é passada
para as gerações seguintes. as mutações que ocorrem em celulas reprodutivas
(espermatozoides e ovulos) sao passadas para as proximas gerações.

Acredito que a forma mais facil de vc realizar esse trabalho, seria fazer um
experimento com bacteria Ecoli e definir como vc vai localizar as mutações
(tecnicas moleculares e/ou de sequenciamento).

Nao sei se coloquei muita coisa tecnica, mas se vc quiser ajuda com as
ideias ou se precisar discutir pra criar novas ideias, entra em contato.
e-mail: andretorresrj em gmail.com eu uso o gtalk tambem.

Gustavo,
fico feliz de saber que nao to sozinho nesse mundo da
bioinformatica uhaehueahuae. a minha historia é complexa. Eu terminei a
faculdade agora no final do ano e passei no mestrado da biologia
computacional e sistema do IOC. como passei em um concurso, tive que adiar a
entrada para o proximo ano. A melhor coisa disso é ter tempo pra estudar e
me preparar melhor pra desenvolver o projeto.

Abraço pessoal,

André Torres.