[Rio-pm] Isaac Asimov

Eden Cardim edencardim em gmail.com
Sexta Setembro 10 11:27:45 PDT 2010

2010/9/10 Nuba Princigalli <nuba em fastmail.fm>:
> Caros,

> Apesar da barba de colonizador inglẽs do Asimov, esse vídeo é de 1988,
> quando as coisas já estavam bastante adiantadas. Em 1989 a gente já
> tinha um 386 em casa, por exemplo. A Apple já tinha se posicionado bem
> com Macintosh e o AppleII, e a popularização do PC já estava engatando.
>
> Eu fiquei mais impressionado com esse aqui, do Arthur C Clarke, de 1964:
> http://www.youtube.com/watch?v=KT_8-pjuctM

Olha, em 88, apesar de possível, não era bem assim "a gente tinha em
casa", ter um 386, um modem e acesso a internet era para aplicações
muito específicas em corporações e universidades, era mais ou menos
como ter um trator na garagem hoje em dia. Muitos consideram que a
popularização da internet começou com o "High Performance Computing
and Communication Act", que só saiu em 91, junto com o primeiro web
browser do Tim-Berners Lee e o Netscape em 94. Em 64 a situação era
parecida, tava tendo guerra fria e corrida tecnológica, já existia
comunicação orbital e Yuri Gagarin já tinha saído da atmosfera
terrestre em 61, o primeiro esboço da ARPANET ficou pronto em 68, em
71 saiu o protocolo FTP e em 73 boa parte do tráfego na ARPANET era de
e-mails. Ambas as previsões são de aplicação de tecnologia na
sociedade, não da tecnologia em si. O próprio Clarke afirma no vídeo
que "tudo isso já existe hoje em dia, só falta aplicar".

--
   Eden Cardim       Need help with your Catalyst or DBIx::Class project?
  Code Monkey                    http://www.shadowcat.co.uk/catalyst/