[Rio-pm] Participação Feminina na Comunidade Perl e no Software Livre

Nilson Santos Figueiredo Jr. acid06 em gmail.com
Terça Setembro 1 20:32:25 PDT 2009

2009/9/1 Marco Lima <braun.lima at gmail.com>:
> [...]
> linuxchix! você têm uma fundamentação bastante coerente, que me leva a uma
> questão anterior. Parte disso acredito estar associada a questões ligadas a
> formação, voltamos a questão da educação primária e secundária, onde
> deveriamos aprender valores que mudariam a forma de pensar, não só das
> mulheres, como também dos homens, principalmente dos homens, que passariam
> estar mais maduros, mas não menos dedicados ao desenvolvimento intelectual.
> Sei que pode também parecer um pouco machista, mas seguindo a linha de

Não sei se seria apedrejado assim. Talvez só porque toquei no tabu de
"mulher feia". Mas de resto, eu fiz foi elogios às mulheres: disse que
elas atingem uma maturidade emocional antes dos homens e por isso
buscam "algo mais" antes. Fiz questão de ressaltar que acredito que
ambos os gêneros possuem igual capacidade intelectual.

Mas é um fato: é mais fácil se dedicar a exatas se você for
considerado feio (ou excluído de alguma outra maneira) pelos outros,
independentemente do gênero. O estudo sério de ciências exatas exige
algum tipo de reclusão (exceto pra quem é *bastante* acima da média).

> Quanto ao estereótipo, acredito que isso já algum tempo vem mudando, não é
> mais só as "Olivias Palitos" que tem participado desse processo, já
> encontramos garotas que ao mesmo tempo que acabam dedicando seu tempo a
> atividades mais intectuais, tem se preocupado com a aparência, mas não
> porque precisam disso para atrair os garotos com mais de 17, mas sim porque
> o culto a "beleza" é cada vez mais forte na sociedade. E tenho que confesar
> que as "Olivias Palitos" se tornaram belas mulheres, e com forte
> personalidade.

Aposto que *todas* as modelos são chamadas de "Olívia Palito" quando
são crianças. Eu tenho uma história pessoal bem engraçada... aquela
modelo brasileira que se casou com um ator americano (esqueci o nome
dele), chamada Camila Alves, morava no meu prédio quando eu era
criança. Ela era a menina que mais sofria com isso do prédio inteiro,
todos achavam ela feia, magrela, etc. Nem precisa nem de falar o
quanto deve ter gente por lá que deve até ter ficado com vergonha um
dia quando ela foi lá visitar o prédio novamente, né (muita gente
ainda mora lá). ;-)

O problema todo é que boa parte das que resolvem seguir o caminho de
exatas, acabam sem desenvolver o lado dos cuidados pessoais com a
aparência. Mas é importante ressaltar que isso também acontece com os
homens! Os nerds branquelos também não ligam pra aparência, nem tentam
ficar "melhorzinhos".

Por isso insisto que não é um ponto de vista preconceituoso com as
mulheres. Pode ser preconceituoso com os nerds, independentemente do
sexo. Mas como eu estou nesse grupo, eu tenho direito de falar o que
eu quiser. ;-)

-Nilson Santos F. Jr.