[Rio-pm] Minha primeira mensagem

breno breno em rio.pm.org
Quinta Julho 5 11:14:38 PDT 2007

Ah, e apenas para dar uma "rebatida" e esquentar o flame, o caminho
inverso também funciona e hoje a principal ferramenta para avaliar a
complexidade de código em python e encontrar áreas mais propensas a
erros é toda feita em Perl ;-)

http://journyx.com/curt/complexity.html

Mas não há motivos para brigas. Isso foi apenas para mostrar que tudo
tem seu motivo, e a melhor linguagem é a que melhor se adequa a um
dado problema, e que é melhor compreendida pelas pessoas que devem
resolver o problema. Dar um problema que pode ser resolvido em 2 horas
com 1 programador Perl para uma equipe de 10 programadores Java e
esperar que eles resolvam em 2 horas é absurdo. Mas não quer dizer que
o código final será melhor ou pior (tá, Java foi um péssimo exemplo,
mas acho que vcs entenderam ;-)

Na própria documentação do Perl é sugerido que a linguagem
provavelmente não é a melhor escolha para desenvolver sistemas
operacionais ou controlar usinas radioativas (diz lá que o Larry
dormiria mais tranquilo a noite ;-). E uma comparação de linguagens
acaba levando ao fato de que tudo pode ser escrito em Assembly.
Afinal, no fim do dia tudo acaba indo pro assembly. Mas deus nos livre
de fazer (ou depurar! ou portar para arquiteturas diferentes!)
projetos grandes nisso. Pra isso existem linguagens de alto nível. Pra
isso existe Perl ;-)