[Rio-pm] Minha primeira mensagem

breno breno em rio.pm.org
Quinta Julho 5 11:02:30 PDT 2007

Oi Gustav! Seja bem vindo!!! Espero que aproveite nossa lista, nosso
site e nossos encontros sociais e técnicos!!!

Hahahhahaha é bom ver que uns flames de vez em quando animam a lista!
No FAQ da pm.org há uma pergunta que aborda de uma maneira sucinta (e
um tanto seca: imagino que eles devem receber muitos flames sobre
isso) o mesmo comentário do Mago:

----------8<----------
Q: You use mailman on a Perl web site? Are you a secret Python programmer?
A: mailman is better than majordomo. Deal with it.
----------8<----------

Mas voltando a questão principal, quando Eric Raymond e o projeto GNU
decidiram que python é a 10 maravilha do mundo (sabe-se lá pq) e
começaram a escrever e endossar código feito em Python, uma pletora de
seguidores fieis (pra não dizer fanáticos) por software-livre
iniciaram uma cruzada para "reinventar a roda" em uma série de
programas, para provar o quão certo os messias do software livre
estavam. Não é muito diferente do que provavelmente vai acontecer com
o Perl 6, exceto pelo fato que a comunidade de desenvolvedores de
software livre, apesar de relativamente descentralizada, é bem maior
que a comunidade Perl (praticamente um subgrupo da de OSS) e bem mais
obstinada (será? :-)

No caso específico do mailman, desenvolvido para substituir o clássico
e estável majordomo (feito em Perl), o foco deles foi a facilidade de
gerenciamento da lista pelo administrador da lista e isso foi
provavelmente o ponto chave na vasta aceitação do programa e constante
perda de espaço do majordomo para o mailman, inclusive nas listas da
pm.org.

Não há diferença no envio/recebimento de mensagens de/para a lista. A
diferença principal está em como alguém (dono da lista, inscrito, não
inscrito passeando por ali, etc) fazem mudanças e pedidos para a lista
como se inscrever/desinscrever. Com o majordomo (sistema clássico, em
Perl), o usuário tem que enviar um email contendo os comandos para o
servidor e aguarda um email de resposta. Esse era o modelo padrão na
época em que o majordomo foi criado (1992), antes mesmo da web ser
popular quando pessoas tinham email mas não tinham acesso a web. Com o
mailman, os "players" citados acima simplesmente usam uma interface
web para interagir com o servidor de maneira prática e dinâmica, com
toda a facilidade da web (e sem a complicação/stress de comandos
complexos para manipulação de listas apenas por mensagens de email).
Convenhamos, é melhor mesmo.

Mas isso não quer dizer que o mailman seja a salvação da lavoura e que
não possa existir algo melhor. Eu particularmente tenho algumas
críticas também sobre o sistema e acho que poderia ser bem mais
robusto e interessante. Se a comunidade estiver interessada em
desenvolver algo *melhor* que o mailman (reforçando o comentário do
Mago), suprindo os problemas deles, oferecendo módulos de
compatibilidade com o majordomo (e talvez até com o majordomo2) e
fazendo o que o Perl faz de melhor - observar o mundo que o cerca,
escolher para si o que é bom e descartar o que não é - eu dou o maior
apoio e tenho certeza que a comunidade toda também dará!

Caso queiram brincar com essa idéia (quem sabe até montando uma
apresentação/discussão para isso no Encontro Técnico de Julho!!!) aí
vão algumas sugestões:

Vejam algumas alternativas, não só majordomo/mailman:

http://www.ecartis.org/features.html
http://www.mj2.org/
http://www.fml.org/software/fml8/index.html.en
http://www.ezmlm.org/ (do qmail)
smartlist (do procmail, não achei link específico)

No link abaixo há uma tabela de "ajuste", indicando a equivalência de
comandos entre o majordomo e o mailman. Observar que a equivalencia do
mailman TODA envolve comandos via web enquanto o majordomo envolve
comandos digitados e enviados por email mostra exatamente essa
disparidade, e o quanto uma estrutura para web é mais adequada aos
dias de hoje para um software de gerenciamento de listas.

Há uma comparação muito interessante entre mailman e majordomo no link
abaixo, com vários itens sendo avaliados e muitos deles não sendo
contemplados por nenhuma das alternativas avaliadas:
http://www.serverwatch.com/stypes/compare/index.php/compare2_18275,16165_print

E há um texto famoso (embora um pouco antigo) do grande jwz sobre
diversos problemas do mailman:
http://www.jwz.org/doc/mailman.html

e a resposta da equipe do mailman sobre esse artigo:
http://www.list.org/jwzrebuttal.html

[]s, e tomara que alguém se anime!

-b