Temas para o Encontro Técnico (era: Re: [Rio-pm] Encontros !!!)

Breno G. de Oliveira breno em clavis.com.br
Quarta Janeiro 4 20:11:19 PST 2006

Salve monges!

Confesso que estou bastante triste: viajo amanhã de carro em direção ao
Chile e só volto segunda, dia 24 - dois dias depois do encontro técnico.
Por isso, não só não poderei participar da organização desse encontro
como não poderei ir! E isso é extremamente problemático para mim pois só
sei o "feijão com arroz" das expressões regulares em Perl e estava doido
pra tirar várias dúvidas! O jeito vai ser perturbar vcs por email e nos
próximos encontros técnicos (pq em encontro social o Perl é "off-topic"! ;)

Mas aproveitando o bonde, queria deixar algumas sugestões de palestras
para esse encontro técnico de janeiro sobre Expressões Regulares. Vcs
não precisam  concordar com todas (de fato, não precisam concordar com
nada! heheheh), são só idéias que acho interessantes - contanto que haja
voluntários para realizá-las:

- Introdução à Expressões Regulares (ou "Quem tem medo de Expressões
Regulares?"): o que são, pra que servem, m//, tr//, s//, =~, !~ , alguns
modificadores mais utilizados como "g", "i", metacaracteres (), [], {},
^, [^], $, |, expressões prontas mais comuns como \w, \W, \s, \S, \d,
usando outros separadores que não o "/"; Essa palestra seria básica e
destinada aos que estão iniciando na linguagem (ou nessa parte da
linguagem). Duração sugerida: 30 a 40 minutos. **ATENÇÃO**: Tem que ser
simples! Não pode assustar! heheheh quem quiser levar susto tem que
assistir a próxima, e não essa. Falando em próxima...

- Expressões Regulares Avançadas: atribuindo à variáveis, jogando numa
variável o valor de outra substituída, sem que a original seja
substituída também (é possível?), usando variáveis do lado esquerdo e
direito de um s//, modificadores mais obscuros como "x", "s" e "m",
lookahead, comparação gulosa, (?:, (=:, (?i, (?!, (?<=, (?<!, .*?, \1
versus $1 variáveis $&, $` e $', ERs aninhadas, estudos de caso, e
qualquer outro tópico que exija alguém mais calejado (não posso dar
muitos palpites sobre isso pq realmente não conheço). Duração sugerida:
30 a 40 minutos.

- Expressões Regulares nas Entranhas do Perl: Falar sobre como o perl
interpreta e processa as expressões regulares. Todos sabem que há mais
de uma maneira de resolver qq problema de ER (afinal, TIMTOWTDI), mas
qual é o mais eficiente, e pq? O que fazer? Como fazer? Como evitar
processamentos desnecessários? Como colocar Expressões Regulares
pré-compiladas no código? Isso acelera em quanto o programa? Exemplos
com benchmarking, e o que mais o autor achar interessante falar. Essa se
tiver eu quero que alguém grave pra mim, tenho várias dúvidas e
curiosidades sobre o tema, palestra imperdível, EMHO ;) Duração
sugerida: 30 a 40 minutos.

- Expressões Regulares no Perl 6: E aí? Ouvi dizer que vai ficar bem
diferente, alguém sabe mais sobre isso? Alguém se propõe a pesquisar
sobre isso e falar um pouco pra gente no encontro? Tb acho um ótimo
tema! Duração sugerida: 30 a 40 minutos.

- Receitas de Bolo com Expressões regulares. Rapidinhas para resolver
problemas comuns encontrados por aí. Interessante para solidificar os
conhecimentos obtidos nas palestras básica e avançada de ERs, discutir
alternatiavas para as soluções apresentadas pelo palestrante. Alguns
exemplos (retirados da seção 6.23 do "Cookbook"):
  # palavra-chave = valor:
     m/^(\w+)\s*=\s*(.*?)\s*$/;   # $1 = palavra-chave, $2 = valor
  # inverter a ordem das primeiras duas palavras:
     s/(\S+)(\s+)(\S+)/$3$2$1/;
  # juntando linhas em uma única frase
     s/\n\s+/ /g;
  # ltrim e rtrim
     s/^\s+//;
     s/\s+$//;
  # trocando de diretório
     s(/usr/bin)(/usr/local/bin)g;
etc...

- Expressões regulares, ACLs e (ANTI)SPAM: como SPAMMERs usam o poder do
Perl para obter endereços de email (obs: assunto polêmico e
possivelmente controverso! Mas não deixa de ser interessante,
especialmente se tiver o foco em como burlar esses métodos e não ter seu
email nas mãos de um "webcrawler"). Outro ponto é como as ferramentas de
anti-spam podem usar (e já usam) as expressões regulares para
identificar SPAMs, qual o grau de acerto, o que filtrar e o que não
filtrar, etc. Finalmente, mas não menos importante, como usar expressões
regulares como ACLs (Listas de Controle de Acesso) em máquinas proxy,
evitando que usuários entrem em sites com determinado conteúdo (sem
precisar de uma lista infinita de sites "problemáticos"). Duração
sugerida: 30 a 40 minutos.

- Se tiver computador suficiente, fazer um workshop de Expressões
Regulares com gincanas dando prêmios (ou só um tapinha nas costas mesmo,
em falta de patrocínio, ou um "vale cerveja" pro próximo encontro social
hehehehhe) para quem resolver problemas de expressão regular mais
rápido; ou um jogo de golfe só pra ER's. Duração sugerida: 30 a 40 minutos.

Bom, é isso ;)

Agora uma palavra à todos que se empolgaram em falar sobre algum dos
temas acima ou sobre qualquer outro saído de sua cabeça, mas que tenham
alguma insegurança, medo ou vergonha em palestrar:

Gente, isso não é um YAPC internacional, não será filmado nem exibido
para o mundo, não tem nenhum mistério e, pra completar, todos que já
foram nos encontros anteriores (sociais e técnicos) JÁ SE CONHECEM!!!
Será uma "apresentação entre amigos", sem nenhuma cobrança que não a
presença e a dedicação na pesquisa sobre o tema. FORMALIDADE ZERO,
exceto pelo fato de que ao invés de falar numa mesa de bar, vcs vão
ficar em pé na frente de uma sala para que os outros possam vê-los e
ouví-los. Uma ótima oportunidade para nos encontrarmos novamente e
trocarmos idéias, experiências, nos aprofundarmos nos conhecimentos da
linguagem e, principalmente, podermos sacanear o Mago dizendo que ele
perdeu o melhor encontro técnico do Rio-pm!!!! ;PPPP

Espero ver os membros dessa lista tomando iniciativa e se comprometendo
a falar (pq *ir* é obrigatório!!!!)

Nota aos que assinam a lista mas nunca foram a um encontro social ou
técnico: VENHAM. VALE À PENA. Eu to quase adiantando minha data de
retorno ao rio só pra ir nesse...

O que me lembra: tiraram foto no último encontro social?

[]s

breno