[Cascavel-pm] Perl + Vim

Otávio Fernandes otaviof em gmail.com
Terça Dezembro 1 17:02:23 PST 2009

2009/12/1 Lucas Buchala <lucasbuchala em gmail.com>:
> Hum, discussão interessante. Vou dizer minhas idéias aqui também:
>
> Uma coisa é tabs no emulador de terminal e outra coisa é tabs no vim
> (que funciona tanto no vim terminal quanto no gvim, só pra
> esclarecer).

Sim, no caso do Vim você só vai usar para editar texto. Eu também faço
uso do Vim (MacVim) para ler as manpages, através de um plugin muito
legal para isso (ManPageView:
http://www.vim.org/scripts/script.php?script_id=489) e uma função para
o ZShell.

> Se estou rodando gvim, vou ficar sem as funcionalidades de tabs que o
> emulador de terminal oferece... mas ainda sim vou ter as tabs no vim.

Exato. Você vai precisar ter os dois abertos. Porem, você poderia
executar os seus scripts de dentro do Vim: "<ESC>:! ls -lh /etc", por
exemplo. Tente também usar o Perl IDE (para o Vim), tem uma macro para
"Run" do script.

> Nem todos terminais possuem suporte a tabs, né?
> Os antigões tipo xterm e (u)rxvt não possuem, né?
> Daí nesse caso só rodando um tiling window manager, para ter uma
> funcionalidades meio que "tabs" para as janelas...

Durante anos eu usei WindowMaker com Wterm/Xterm. Não sinto falta
nenhuma de abas, no caso, eu até prefiro ter várias janelas pequenas
abertas do que ficar maximizando uma só. Porem, é uma questão de gosto
e organização pessoal.

> Pergunta pra vcs: qual o padrão de uso que vcs fazem do vim?
> Iniciam ele no começo da sessão de trabalho e fecham no fim, como
> fariamos com uma IDE pesada...
> Ou abrem e fecham ele frequentemente, a toda hora, como mais um
> utilitário de linha de comando?

Geralmente eu abro várias vezes, conforme a necessidade. Eu também
costumo chamar o editor através do terminal.

um abraço,

--
Otávio Fernandes <otaviof at gmail.com>
http://blog.emresumo.com