[Cascavel-pm] [OFF] O Brasil [Was: Mercado Perl]

Sexta Fevereiro 29 10:44:17 PST 2008

2008/2/29 Nelson Ferraz <nferraz em gmail.com>:
>  Um dos amadurecimentos que eu vi no Brasil foi deixar de acreditar em
>  saídas rápidas, como planos milagrosos ou revoluções.
>
>  Na minha opinião, o verdadeiro progresso é lento e sustentável.

Um "salto" é uma melhoria considerável em um período de 10-15 anos.
Não uma receita milagrosa.
Se você olhar pra trás, a única parte do país que deu um salto foi a
economia privada e isso ocorreu de maneira completamente isolada do
resto e, mesmo assim, alguns campos da economia ficaram pra trás.

E, o mais importante: a cabeça das pessoas não acompanhou. Tanto para
saber entender quanto para saber aproveitar a "nova" situação
econômica.

Temos inflação de 5% ao ano mas as pessoas não se importam com um
juros de 15% mensais de um cartão de crédito. A economia é cada vez
mais aberta e as pessoas não entendem que elas não dependem do governo
pra tudo. Se os juros de cartão estão altos, as pessoas deveriam
escolher outro cartão com juros mais baixos e não pedir para o governo
limitar os juros através de uma lei.

É possível conseguir realizar saltos sim (sob essa minha definição de
o que é um salto). O Brasil conseguiu com parte da economia, outros
países conseguiram com educação. Não é nenhum milagre. Milagre é
querer que o "Fome Zero" ou o "Bolsa Família" acabem com a pobreza no
Brasil.

-Nilson Santos F. Jr.