[Cascavel-pm] [OFF] O Brasil [Was: Mercado Perl]

Sexta Fevereiro 29 09:57:24 PST 2008

2008/2/29 Alceu R. de Freitas Jr. <glasswalk3r em yahoo.com.br>:
>  Eu não sei se existem incentivos fiscais. Mas os
>  impostos sobre o veículo são abusivos. Se você for
>  perguntar numa concessionária porque o preço é tão
>  alto, eles vão te responder que o valor de impostos
>  está em torno de 40% do valor total do veículo.

Claro.
Mas ainda assim. Um carro de 60 mil, desconsiderando os impostos de
supostos 40%, sairia por R$36mil (~US$21mil). Bem melhor, claro. Mas
ainda assim é uns 30% mais caro do que o carro custa em outros países
COM IMPOSTOS.

Mesmo cortando fora o imposto abusivo, o preço continua acima do que
deveria ser. Não faz sentido na minha cabeça.

Pra se ter idéia de como tem algo muito errado com preço de carros por
aqui basta observar que eles subiram 58% nos últimos 4 anos. Isso é
bem acima da inflação. E o impressionante é que as pessoas cada vez
continuam comprando mais carros ainda! Eu conheço diversas pessoas que
compraram carro em 2002, 2003 e agora o carro usado dessas pessoas
vale mais do que o que elas pagaram por um zero km.

>  Pagar impostos tão altos já o ruim o bastante. O pior
>  é não ver retorno nenhum para você sentir alguma
>  vantagem em continuar pagando.

Bom, sinceramente, o único retorno aceitável pra esse nível de carga
tributária daqui seria um cheque de 1/4 do salário de volta no final
de cada vez. E com isso eles ainda estariam ganhando 2,5% do imposto
de renda (já que a alíquota é 27,5%) e mais *todos* os outros
impostos.

Sinceramente, eu acho que é algo além da minha compreesão. Estou
começando a duvidar se vale à pena tentar entender como tudo acontece
tão errado.

-Nilson Santos F. Jr.