[Cascavel-pm] [OFF] O Brasil [Was: Mercado Perl]

Sexta Fevereiro 29 08:35:34 PST 2008

2008/2/29 Nelson Ferraz <nferraz em gmail.com>:
>  Hoje somos mais amadurecidos politicamente: o país está mais aberto, e
>  já não acreditamos em salvadores da pátria.
>
>  Somos mais amadurecidos economicamente: leis e instituições garantem
>  uma certa responsabilidade fiscal.
>
>  Não estamos tão bem quanto gostaríamos, mas estamos melhor.

Claro que está melhor. Compare o Lula de hoje e o Lula de dez anos
atrás e veja progresso. Até menos feio ele ficou. O problema é que
simplesmente melhorar não é suficiente, tem que ter um salto adiante.
O progresso é contínuo e muito lento e a taxa de melhoria aqui é menor
que no resto mundo.

É como você ter um investimento que rende 3% ao ano. Seu dinheiro está
aumentando em números absolutos... mas com a inflação a 5% ao ano, na
verdade, você está ficando pra trás.

Não basta melhorar, você tem que melhorar o suficiente. E isso não acontece.

Até hoje é um enigma pra mim porque carros no Brasil são tão caros. Um
Honda Civic custa uns R$60mil por aqui enquanto custa uns US$15mil nos
USA. Porque aqui é mais de duas vezes mais caro sendo que o carro é
produzido no Brasil, com mão-de-obra mais barata e a montadora ainda
tem algum incentivo fiscal, provavelmente?

Claro, é um avanço. Lembrando do Collor, pelo menos não temos mais
carroças. Pelo menos os carros são melhores no geral. Mas isso não é
suficiente. Não faz sentido o carro custar 2.35 vezes mais aqui.
Deveria ser mais barato aqui! Olhe pra Índia, por exemplo. Com US$2500
você não compra nem uma moto nova aqui e por lá é o preço de um carro
popular recém-lançado.

-Nilson Santos F. Jr.