[Cascavel-pm] [OFF] O Brasil [Was: Mercado Perl]

Sexta Fevereiro 29 08:31:04 PST 2008

Nelson Ferraz wrote:

> Pode ser a distância, mas não sou tão pessimista quanto você. Acho
> que o Brasil está melhor hoje do que estava há 30 anos atrás.
>
> Hoje somos mais amadurecidos politicamente: o país está mais aberto,
> e já não acreditamos em salvadores da pátria.
>
> Somos mais amadurecidos economicamente: leis e instituições garantem
>  uma certa responsabilidade fiscal.
>
> Não estamos tão bem quanto gostaríamos, mas estamos melhor.

Hum. A distância não está ajudando, Nélson.
Sim, estamos mais maduros do ponto de vista político e econômico, temos
instituições e legislação para garantir a tal "certa responsabilidade
fiscal", e, de uma forma geral, parecemos estar progredindo.

Infelizmente, tem muitas coisas que a gente não consegue captar pelos
jornais.

Por exemplo: a violência no país, de uma forma geral, aumenta a cada
dia. Criam-se bolsões de ausência de poder público, onde mandam
criminosos e vivem gente muito abaixo da linha de pobreza. Veja os
exemplos das favelas do Rio de Janeiro, onde a polícia não entra, ou vai
apenas por que é corrupta e está na folha de pagamento. Eu tenho relatos
da mesma situação se formando, lentamente, na região em torno de Campinas.

Estas pessoas são, infelizmente, uma grande parte do país, que a gente
não enxerga, e que se acumula.

As nossas diferenças sociais também aumentam a cada dia, e o país
lamentavelmente caminha, a passo lento, para uma situação de ruptura social.

O que tem segurado a barra do Brazil tem sido as medidas paliativas que
os sucessivos governos usam a cada ano para "reduzir a miséria", e a
total, completa e definitiva ausência de um líder, uma pessoa com
carisma o bastante para fazer o povo se levantar e derrubar o governo
(numa guerra civil, o que seria muito, muito ruim para o país).

A solução é simples, mas, por algum motivo, ainda indesejável. A gente
tem de passar uns 10-20 anos investindo pesadamente em educação (de
verdade, não esta patacoada que a gente vê na escola pública), e rezar
para que a mentalidade do povo mude em duas ou três gerações, e que a
gente tenha capital humano para crescer e ser um grande país, ao invésde
simplesmente um país grande.

Ah, que bobagem. Do que, afinal, eu estou falando? Eu sou um exilado.
Me ignorem, por favor.
Putamplexos.