[Cascavel-pm] [OFF] O Brasil [Was: Mercado Perl]

Daniel Ruoso daniel em ruoso.com
Sexta Fevereiro 29 08:30:51 PST 2008

Sex, 2008-02-29 às 16:14 +0000, Nelson Ferraz escreveu:
> Pode ser a distância, mas não sou tão pessimista quanto você. Acho que
> o Brasil está melhor hoje do que estava há 30 anos atrás.
> Hoje somos mais amadurecidos politicamente: o país está mais aberto, e
> já não acreditamos em salvadores da pátria.
> Somos mais amadurecidos economicamente: leis e instituições garantem
> uma certa responsabilidade fiscal.

Pra falar a verdade, depois de vir para a Europa, eu tenho que dizer que
a minha percepção sobre a maturidade política do brasileiro e sobre a
dinamicidade da economia brasileira só se tornaram mais positivas.

O Brasil tem um ambiente extremamente tolerante em termos de convivência
étnica, que é um problema que hoje se vê cada vez mais forte na Europa e
nos EUA.

A economia brasileira é forte, as empresas são competitivas, todo mundo
trabalha duro e tem que ralar muito para ganhar seu espaço no mercado. A
economia européia é uma falácia sustentada por uma social democracia
falida onde as empresas são extremamente ineficientes e a concorrencia é
quase nula.

Acho que o sintoma final disso é o fato de que, na última semana,
pudemos assistir a Bovespa se descolar do mercado internacional que está
consistentemente apontando para uma recessão, enquanto o Brasil pode se
tornar um ponto seguro para o capital internacional porque tem uma
economia sadia, com muita concorrência e com abundancia de profissionais
qualificados em diversas áreas.

daniel