[Cascavel-pm] Mercado Perl

Quinta Fevereiro 28 02:19:20 PST 2008

Nilson Santos Figueiredo Junior wrote:

> Bom, hoje em dia situação melhorou um pouco: *quase ninguém* dá valor
> a um cara novo que aprendeu a programar sozinho. Mas note que isso é
> uma característica brasileira. No exterior isso não existe. Pelo
> contrário.

:) Como correspondente internacional dos Perl Mongers Brazileiros, eu
posso confirmar que capacidade de aprender sozinho é uma coisa que é
muito valorizada na Europa.

> Aliás, se serve de consolo pra você, eu dou valor pra quem aprendeu a
> programar sozinho. :-)

A gente não apenas valoriza, como empurra o pessoal a fazer sozinho.

Mas um gesto vale mais que qualquer coisa que a gente possa escrever:
veja os mais de 10.000 emails que eu já respondi sobre todo o tipo de
pergunta relacionada com programação nas listas de Cascavel e São Paulo
;) E o Nilson deve ter outro tanto para empilhar sobre estes.

> Eu não estou dizendo que o mercado funciona assim. Pelo contrário, em
> geral, ele *não* funciona assim.
> E, na minha opinião, é por isso que tem tanta porcaria por aí.

Apoiado.

> Se você não tem um diploma, é bem difícil você conseguir um emprego
> por aqui, mesmo que você seja melhor que os outros. Isso é burrice mas
> é assim que as coisas são por aqui. Na verdade, eu poderia escrever um
> tratado, respaldado pelas idéias do Joel Spolsky e do Paul Graham,
> sobre como todo o processo de RH feito pela maioria das empresas daqui
> é falho e tosco, mas eu vou me conter.

Não se contenha! Escreva!!! Mas vamos publicar em formato de livro, com
capa-dura. Vem falar comigo em privado, se você estiver interessado.

> O OpenOffice salva em formato Word e é tão fácil de usar quanto o
> Word. É a mesma coisa. Em casa eu tenho o MS Office instalado e é isso
> que eu isso. No Linux ou em outros lugares eu uso o OpenOffice. Eu nem
> sei te falar se tem diferença. Isso é bobagem de quem nem nunca tentou
> a alternativa. Mas cada um usa o que quer. Eu, particularmente, nunca
> pagaria por uma licença do MS Office porque acho o preço abusivo. Mas
> tem coisa que só ele faz mesmo (algumas coisas do Excel).

Lamento, mas eu discordo. Todas as coisas que interessam fazer com
Excell eu consigo fazer com OOcalc, possivelmente usando menos recursos
da máquina.

Agora, tem uma coisa que eu tenho certeza de que o Excell faz que eu não
quero que o OOcalc faça de forma nenhuma: Pegar vírus. :D

Tem aí os meus "twoppence" ;)