[Cascavel-pm] Mercado Perl

Quarta Fevereiro 27 16:05:51 PST 2008

2008/2/27 Ricardo Stock <ricardostock em bol.com.br>:
> Veja, hoje, não importa a sua filosifia, para o mercado, ou sabe, ou é
> analista (que ta na moda) ou seja para tudo agora voce tem que ser Analista
> de XPTO ou não serve, NINGUEM em san consiencia, vai iniciar um projeto com
> pessoas dispostas a aprender, por mais interessados que sejam.

Eu conheço até mesmo empresas bem mais tradicionais que fazem isso,
contratar gente que não sabe pra treinar.
E quando não existe uma forte restrição orçamentária, em empresas mais
modernas isso é mais comum ainda.

Eu mesmo tenho um exemplo pessoal em uma empresa anterior. Eu não
sabia quase nada sobre Catalyst, só por alto mesmo, quando comecei a
desenvolver um projeto que seria responsável por controlar todo o
processo de desenvolvimento da empresa. No final, o projeto foi um
sucesso e eu aprendi Catalyst no processo. Obviamente o código que eu
fiz na primeira semana não era tão bom quanto o que eu fiz na última
ou o que eu faço hoje, mas, o código saiu e à medida que o projeto foi
andando os erros mais graves de principiante puderam ser corrigidos.

> Vou te dar um exemplo, eu aprendi basic em um msx isso em 1989, para que
> serve isso agora, para nada. Aprendi meus primeiro #include da vida antes
> mesmo da faculdade. Hoje não programo em C a muito tempo, e sabe porque,
> porque quando aprendi, NINGUEM deu valor a um cara novo que aprendeu a
> programar sozinho...

Bom, hoje em dia situação melhorou um pouco: *quase ninguém* dá valor
a um cara novo que aprendeu a programar sozinho. Mas note que isso é
uma característica brasileira. No exterior isso não existe. Pelo
contrário.

Aliás, se serve de consolo pra você, eu dou valor pra quem aprendeu a
programar sozinho. :-)

> Agora voce dizer que basta a pessoa dizer que estou afim de aprender.... Eu
> acho que não é bem por ai. (Desculpe é minha opinião).

Eu não estou dizendo que o mercado funciona assim. Pelo contrário, em
geral, ele *não* funciona assim.
E, na minha opinião, é por isso que tem tanta porcaria por aí.

Se você não tem um diploma, é bem difícil você conseguir um emprego
por aqui, mesmo que você seja melhor que os outros. Isso é burrice mas
é assim que as coisas são por aqui. Na verdade, eu poderia escrever um
tratado, respaldado pelas idéias do Joel Spolsky e do Paul Graham,
sobre como todo o processo de RH feito pela maioria das empresas daqui
é falho e tosco, mas eu vou me conter.

O "resumão" é: a contratação de desenvolvedores deveria ser feita por
outros bons desenvolvedores e deve necessariamente exigir que o
candidato escreva código/resolva um problema técnico. Não adianta nada
colocar o cara pra desenhar na frente de um psicólogo ou ficar
escutando quantas buzzwords que ele sabe quando se está contratando
alguém técnico - guarde isso pra quando for contratar o pessoal de
vendas.

> Quanto ao software livre, eu escuto as seguintes respostas do meu gerente
> "compra licença do office porque o world é mais facil e todo mundo usa"

O OpenOffice salva em formato Word e é tão fácil de usar quanto o
Word. É a mesma coisa. Em casa eu tenho o MS Office instalado e é isso
que eu isso. No Linux ou em outros lugares eu uso o OpenOffice. Eu nem
sei te falar se tem diferença. Isso é bobagem de quem nem nunca tentou
a alternativa. Mas cada um usa o que quer. Eu, particularmente, nunca
pagaria por uma licença do MS Office porque acho o preço abusivo. Mas
tem coisa que só ele faz mesmo (algumas coisas do Excel).

> Agora se voce da valor a quem tem interesse, eu te mando meu curriculo :-)
> ...Porque formação....... é outra história.

Infelizmente, eu não tenho uma empresa. E onde eu trabalho
atualmente... não estamos contratando ninguém. Mas talvez outros da
lista possam te ajudar com isso.

-Nilson Santos F. Jr.