[Cascavel-pm] [OFF] O Brasil [Was: Mercado Perl]

Quarta Fevereiro 27 09:10:41 PST 2008

2008/2/27 Luis Motta Campos <luismottacampos em yahoo.co.uk>:
>  Nope, a culpa é da gente. O governo faz o que a gente manda.
>  Se a afirmação acima estiver errada, aí a gente tem um problema.

Como eu mesmo digo... o ruim do Brasil são os brasileiros.

É muito fácil culpar o governo de tudo.

Por outro lado, também é inútil falar que a culpa é das pessoas. Sim,
a culpa é das pessoas e pelo menos 95% dessas pessoas ou nem sabem o
que é a culpa ou o que é governo ou, francamente, mal sabem ler. Os 5%
restantes não tem alternativa. É a ditadura da democracia.

E isso não é nenhuma teoria conspiratória não. Não acredito que tenha
ninguém conspirando pra fazer com que as pessoas permaneçam ignorantes
ou algo assim. Eu até acredito na boa intenção de muitos governantes.
O problema é que a cultura e a mente do povo estão impregnadas com um
ranso de ignorância e mediocridade que não sai mais e isso é passado
de geração pra geração.

Não vai mudar. Darwin quando visitou o Brasil em 1800 e alguma coisa
comentou sobre os mesmos problemas que existem até hoje. O ranso não
sai. É que nem mancha de gordura em tecido (eu pelo menos não consigo
remover, sempre fica um rastro). Só jogando fora e comprando outra
roupa.

Isso é algo comum com outros países latino-americanos. Não sei se é um
produto cultural da mistura indígena e os ideais católicos. Não sei se
é algo genético. Mas está aí a séculos. E não vai mudar. Sejamos
otimistas, pode até melhorar algum dia e ficar menos ruim. Mas aquela
silhueta da mancha vai ficar pra sempre, é só olhar com cuidado.

Deixa eu parar por aqui porque isso fica arquivado e vai que daqui
alguns anos algum governo autoritário assume o poder e resolve me
transformar em um preso político. ;-)

-Nilson Santos F. Jr.