[Cascavel-pm] Res: Mercado Perl

Quarta Fevereiro 27 08:37:12 PST 2008

Ricardo Filipo wrote:
> Faltam programadores? A culpa é do governo! O ultimo a sair do país
> fecha a porta e apaga a luz!

Nope, a culpa é da gente. O governo faz o que a gente manda.
Se a afirmação acima estiver errada, aí a gente tem um problema.

> Vejam: A cyclades, que é brasileira, não contrata mais no Brasil
> porque é muito caro!!!!!! Sim, porque os salários são os mais baixos
> do mundo mas os impostos são tão caros que é mais barato contratar
> nos EUA!!!! A matéria é do início de fevereiro, alguém já tinha
> visto?
>
> http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20080203/not_imp119004,0.php

Eu não vi isso, mas acho que é imprensa marrom. O problema é cultural,
não financeiro. Contratar no Brazil quer dizer arcar com os custos
"sociais" da contratação, e nos EUA eles não tem estes custos. Isso
torna o negócio melhor para o lado de lá? Eu acho que não.

> Há alguns anos trabalhei no PRODERJ. Minha responsabilidade era
> "tocar" os projetos de Software Livre do governo do Rio que lá
> estavam sendo desenvolvidos. Era difícil não só de convencer a
> direção a usar software livre e perl mas era muito mais difícil
> encontrar profissionais.

A impressão que eu tenho é que os gestores no Brazil gostam mais de usar
as tecnologias que tem empresas que mandam vendedores com cartão de
crédito fazer visitas nas empresas e que acham que mandar presentes
caros para os gestores das empresas é melhor estratégia de vendas que
boa qualidade e bons resultados.

A gente tem muita gente que gosta de Java por que a Sun paga almoço para
os gerentes lá naquela churrascaria famosa, e por que enchem a cabeça
deles com merdas do tipo "é mais fácil achar programadores Java que
achar programadores Perl".

Não se venda tão barato. ;)

> Inclusive na minha equipe estava o Fernando Oliveira. Também o
> recomendo como um dos melhores. Incrível estar desempregado!

?!?! O Fernando Oliveira está sem emprego? Cansou da área ou resolveu
tirar férias?  :D