[Cascavel-pm] Mercado Perl

André Moura andreoandre em gmail.com
Quarta Fevereiro 27 03:31:55 PST 2008

Vejo um certo problema em se contratar profissionais relacionados ao
Software Aberto. Geralmente pessoas que desenvolvem em Perl, C, shell
script, ou seja, linguagens voltadas a este mundo, não aprenderam em uma
escola e sim dedicando seu tempo livre nisto, desenvolvendo e interagindo em
suas comunidades.

As empresas, quando há seleções feitas por RH, ou por pessoas fora deste
mundo, não "visualiza" o potencial de profissionais assim.

Por isso achei muito interessante o processo de busca realizado por você; e
concordo com o que o Daniel fala.

Outro fato que vejo é que em geral, por parte das empresas,  pouca
oportunidade é dada  para esse tipo de profissional. Tudo bem que padrões
devem ser seguidos, mas acredito que se você deixar um desenvolvedor mais
livre (no uso de ferramentas, na aplicação de novos soluções), você consiga
aproveitar o melhor dele.

O que quero dizer é, em minha opinião, mesmo os profissionais competentes,
contratados em grandes empresa, não saem para novos aventuras por já estarem
machucados deste mercado e talvez até acomodados ou desanimados com a
situação atual.

Enquanto aos novos, talvez por não possuírem experiência "registrada" na
área, são descartados pela maioria das seleções. Não por serem
incompetentes, mas porque existe um pensamento coletivo de que "Perl", por
exemplo, é uma linguagem complexa, é que expressão regular é para gurus da
informática que entendem de gramática, sendo que é desconsiderado que há
pessoas que tem verdadeira paixão nisto. Isso, em minha opnião fecha mais o
leque do mercado para profissionais competentes, que em atitudes por parte
da empresa, como as citadas pelo Daniel, poderiam gerar grandes frutos.

Um outro problema que percebo, são profissionais que a empresa já tem e não
sabe como aproveitar, porém o prende por conhecer o potencial dele.

Essa é apenas uma opinião pessoal do que percebo, e das coisas que vivo.

André O Moura
http://andrem.wordpress.com