[Cascavel-pm] Mercado Perl

Daniel Ruoso daniel em ruoso.com
Quarta Fevereiro 27 02:44:20 PST 2008

Qua, 2008-02-27 às 14:31 +0800, Felipe R. Ferreira escreveu:
> Olá a todos.
>     Estou trabalhando em um projeto que está sendo desenvolvido em
> Perl.
[...]
>     Os gestores sentiram mais segurança na linguagem e na proposta da
> equipe de desenvolvimento, após o encontro. Pouco tempo depois
> começamos o desenvolvimento como planejado.

Em primeiro lugar, meus parabéns. Exige muito esforço conseguir
convencer uma equipe de gestores de algo tecnicamente melhor, mesmo
quando o marketing empurra o mercado para outro lado.

>     Recentemente um dos desenvolvedores saiu da equipe - tudo bem,
> vamos anunciar a vaga - anunciamos em alguns sites e listas de
> emprego
[...]
>     Minha intenção é conhecer a opinião/sugestão da comunidade. O que
> sugerem?
>     Realmente não existem desenvolvedores no mercado?

Na minha experiência, faltam desenvolvedores em todas as linguagens. O
que acontece é que algumas linguagens tem 'macacos' disponíveis que a
gente costuma chamar de programador. Bons profissionais em geral estão
muito bem empregados, e, de fato, a incidencia de macacos em Perl tende
a infinitamente menor que a incidencia de macacos em algumas linguagens
mais populares (especialmente PHP).

Minha sugestão é: Encontre um bom desenvolvedor, independente da
linguagem, tenha uma boa biblioteca, mantenha a sua equipe próxima a
comunidade e em menos de um mês ele será tão produtivo em Perl quanto
ele era na linguagem de origem, em dois provavelmente ele não irá querer
voltar e em três ele provavelmente será mais produtivo do que ele era.

Eu colocaria simplesmente no anúncio dizendo que você está procurando
bons desenvolvedores de software com motivação para aceitar novos
desafios. É claro que para o anúncio aparecer nas pesquisas, você tem
que colocar o nome de algumas linguagens no meio do texto.

Daniel