[Cascavel-pm] Catalyst e Reaction (Was: Re: Catalyst, Jifty e RoR (Was: Re: [OT] Evento FISL - LONGO))

Eden Cardim edencardim em gmail.com
Domingo Abril 20 15:53:45 PDT 2008

2008/4/20 Daniel Ruoso <daniel em ruoso.com>:
>  Por que a linha que divide isso de um framework de aplicações
>  out-of-the-box é muito tênue. Manter a modularidade em um framework como
>  o Catalyst é uma atividade que exige muito esforço.

Não exige muito esforço, exige um bom conhecimento do framework e
habilidades razoáveis de engenharia, como em qualquer outro tipo de
software.

>  Na verdade é exatamente isso que o pessoal da shadowcat está tentando
>  fazer com o projeto reaction. Ainda é bastante novo, não foi nem
>  lançado. Quem está trabalhando com ele é o edenc. Eu particularmente
>  ainda não comprei a idéia do reaction, então acho que o eden teria mais
>  condições de explicar.

Sim, é mais ou menos essa a tentativa do Reaction sim. Ele te oferece
um arcabouço de reusabilidade para aplicações web. Ele surgiu na
shadowcat depois do pessoal ver que estavam estruturando as aplicações
de maneira bastante similar então resolveram criar um padrão de uma
vez por todas. A página web que é vista pelo usuário no browser é
mapeada para uma estrutura de objetos abstratos no lado do servidor,
então você desenvolve como se fosse client-side. Tem uma
infra-estrutura de despacho de eventos e renderização de widgets. O
grande problema é que ainda está mal documentado porque ainda estamos
solidificando a API. Mas já temos sistemas em produção utilizando ele.

--
edenc.vox.com