[Cascavel-pm] Google App Engine

Daniel Ruoso daniel em ruoso.com
Domingo Abril 13 02:02:55 PDT 2008

Sáb, 2008-04-12 às 15:30 -0300, Nilson Santos Figueiredo Junior
escreveu:
> Eles não podem vender para terceiros esse tipo de informação, pois
> seria ilegal de acordo com as suas políticas de privacidade.
> Se você não acredita nisso, sinceramente, eu nem vou tentar de
> convencer porque seria perda do meu tempo.

O que você ainda não entendeu é que eles não querem vender essa
informação, muito pelo contrário, eles querem deter o monopólio sobre
esse tipo de informação. Para entender o significado desse tipo de
monopólio vou usar um exemplo muito concreto.

Na década de 80, as gravadoras detinham o monopólio sobre as informações
do mercado da música, elas conseguiam estabelecer padrões de
comportamento de uma maneira tal que elas tinham condições de avaliar
previamente, em termos de mercado, se um determinado álbum seria ou  não
um *hit*.

O resultado disso, bem, todos conhecemos, infelizmente. A década de 80
foi a idade das trevas na música em quase todo o mundo, porque as
gravadoras conseguiam emplacar a pior porcaria que uma massa de
consumidores estaria disposta a consumir, e conseguiam trabalhar com os
mecanismos de "opinião pública" (rádio, tv etc) para fazer com que isso
fosse "o suficiente".

Felizmente, na década de 90, com o barateamento da produção dos CDs, com
o barateamento dos próprios estúdios de gravação, as gravadoras perderam
o monopólio sobre essa informação, e por isso, já não conseguem saber
antecipadamente quais álbuns vão ou não emplacar. Enquanto no final da
década de 80 e início da década de 90, era fácil um pop star vender 1
milhão de cópias, hoje as gravadoras comemoram as 100 mil.

Esse exemplo não é uma analogia direta ao Google, mas é uma ilustração
do tipo de estrago que um monopólio da natureza daquele que o google
está construindo pode causar. A não ser que você goste de Luis Caldas, é
claro, aí você pode achar que é positivo ;)

> O YouTube até hoje não gera dinheiro. Ele precisava de que alguém o
> comprasse para continuar existindo. O Google era a altenativa que
> fazia mais sentido. Talvez o Yahoo também, mas acho que eles não
> teriam dinheiro suficiente.

Isso na verdade é a outra parte daquele email que eu mandei. Eu hoje já
tenho certeza que estamos vivendo a bolha das .com 2.0 (ironicamente até
chamam de web 2.0), e isso me dá uma certa tranquilidade por saber que
essa insanidade deve acabar a qualquer momento.

> Bom, eu poderia argumentar que: a) você está andando com as pessoas
> erradas ou

?!?!? esse papo de má companhia eu não vou nem comentar...

> b) você e as pessoas que você conhece têm objetivos muito
> diferentes dos meus e das pessoas que eu conheço. Mas, novamente, não
> vale à pena continuar isso. Eu só posso dizer que todas as pessoas
> realmente inteligentes e competentes que eu conheço que conheceram
> como é o Google por dentro iriam discordar de seus pontos de vista.

Não duvido, assim como exatamente esse tipo de comentário era feito da
Microsoft no início da década de 90, lembra como o campus da ms era
"cool", e como "todo mundo" queria trabalhar lá?

O fato do Google ter um bom ambiente de trabalho, e de conseguir
recrutar vários profissionais competentes não é uma afirmação de
objetivos da empresa, é um meio para atingir objetivos, independente da
natureza deles.

Acho até que as pessoas que conhecem o google por dentro (tecnicamente
falando) tem menos condições de fazer uma análise de como o google
funciona por fora (administrativamente falando). Mas de uma maneira
geral, uma coisa não tem nada a ver com a outra.

> Claro, é importante dizer que isso não é para todos, como eu ressaltei
> em b). Se você quer trabalhar como um desenvolvedor "9 to 5",
> desenvolvendo sistemas para aplicações mission critical como forma de
> alavancar a sinergia da sua corporação global, talvez esse mundo não
> seja pra você.
> Aliás... isso quase me faz retomar a discussão de alguns dias atrás
> sobre a participação de Perl no mercado mas, infelizmente, não tenho
> mais tempo agora.

?!?!?! o que diabos isso tem a ver com o assunto? Você está querendo me
dizer que você usaria o Google Engine numa aplicação para um cliente
final? E você acha que isso é positivo? Você acha realmente que depender
da infra-estrutura do google é o melhor para as suas aplicações? melhor
do que em um ambiente onde você controla, você sabe o que acontece com
os dados?

Uma última pergunta, você por um acaso não estaria trabalhando em uma
empresa .com 2.0^W^W web 2.0, estaria?

daniel