[Cascavel-pm] Perl training

Segunda Abril 7 08:01:36 PDT 2008

2008/4/7 Marco Lima <mago.perlbr em gmail.com>:
> Ou será C, Java e Perl que estão perdendo espaço.

Sim, as 3 estão perdendo espaço. Aliás, eu nem me lembro qual foi a
última vez que vi um anúncio de trabalho pra C. Somente em projetos de
pesquisa mesmo. E é natural que C perca espaço - se você observar a
curva para C++ ela é bem menos acentuada (apesar de também estar
caindo). Hoje em dia, a não ser que você esteja querendo interfacear
diretamente com o kernel (ou escrevê-lo) eu não sei porque você usaria
C em detrimento de C++.

A diferença é que Java perde mais espaço numa escala global que
nacional, pela impressão que eu tenho. C vai cair até atingir um ponto
de equilíbrio até resolverem inventar uma outra linguagem com as
mesmas características, assim como Perl. Só que C é muito mais
"necessário" que Perl, afinal, você precisa de escrever sistemas
operacionais em alguma coisa que não seja assembly.

Tem uma tendência que ajuda a entender isso tudo:

  http://www.google.com/trends?q=programming

O interesse na área como um todo tem caído nos últimos anos, em
especial nos Estados Unidos. Por isso, os dados de "estabilidade" de
linguagens como Python e Ruby, na verdade significam crescimento
percentual. O triste é que se você observar o gráfico para "perl
programming" irá ver que ele apresenta uma curva mais acentuada que o
de "programming" em geral, comprovando que a linguagem perdeu
mindshare, como eu tinha dito.

-Nilson Santos F. Jr.