[Cascavel-pm] FISL 8.0 - Programa Preliminar

Solli Honorio shonorio em gmail.com
Quinta Março 1 05:44:50 PST 2007

On 2/22/07, Marcio Garcia <marciogarcia em gmail.com> wrote:

> Salve,
>
>     Bom, também submeti trabalhos, mas não sobre perl, falando sobre
> single-signon com 'kerberos, openldap e cyrus-sasl, onde iria abordar como
> integrar um ambiente Windows/Linux e utilizar um único login e fiquei
> absmado com os avaliadores dizendo que não possuo experiência no assunto e
> que o tópico era irrelevante para o evento.

"Hummm, vem cá... eu te conheço ?"
Marcio, desculpe a brincadeira, mas é só para ilustrar o trabalho do
avaliador. É muito importante vc compreender o que a organização espera para
o evento. É por isto, todos os anos eu envio email para o grupo me colocando
a disposição para "avaliar" as propostas que serão postadas.

Para uma proposta ser aceita, é necessário atingir uma nota de corte, que
depende de cada tema macro, e esta nota é baseado em alguns elementos, sendo
alguns deles :

* Visibilidade do palestrante e/ou experiência/contribuição do palestrante
na comunidade. Desta maneira, se um Piter Punk ou uma Sulamita posta uma
proposta, de cara o este item ganha nota máxima, pois estas personagens são
bem conhecidas na comunidade. Se este não for o caso, um bom mini-currículo
é essencial demonstrando a contribuição para a comunidade. Não adianta
colocar no mini-currículo que vc trabalhou na padaria durante 5 anos
implantando linux. Ajuda sim dizer que escreveu artigo para o perl.org.br,
que um membro ativo do catalyst ou do desenvolvimento do Perl6.

* Temas. Muitas vezes o tema é interessante para nós, mas já foi discutido
em outro ano do evento, e já não é assim tão novo. Então meu caro, o título
neste momento é alma do negócio. Imagine a situação, vc quer falar sobre
SSO, que apesar de interessante já foi bastante "rodado", apesar de eu nunca
ter visto uma boa implantação, e um outro cara posta sobre iSCSI. A chance
do iSCSI sobressair sobre o SSO é muito grande, a menos que vc apresente uma
boa abordagem para este tema, tipo "Sugestões de boas práticas para a
imlementação do SSO com sucesso". Preste atenção que neste título o
"Windows" foi para o saco, vc até deve falar sobre isto na apresentação e
colocar no sumário, mas não no título ;)

E por aí vai, veja o caso do Rodon, que o ano passado foi ouvinte de
palestras. Depois de uma banho de loja com o palestra-personal-style aqui,
desculpe a minha mosdétia tá elevadíssima hoje :), já fez sucesso no
Conisli, (só deu ele, a Aundrey e o FGlock) e agora emplacou duas palestras.

Trabalho com isto no dia-a-dia há mais de 5 anos e com Software Livre desde