[Cascavel-pm] Res: Ensinar Perl na Faculdade [Was: EXPLICAÇÃO SOBRE: PUSH, SPLIT e FOREACH.]

Sexta Junho 22 09:29:43 PDT 2007

On Jun 21, 2007, at 8:22 PM, Ricardo Filipo wrote:
> Caros,
> Eu sempre defendi o ensino de Perl na faculdade.
>
> Quando criei a "Graduação em Software Livre", na Estácio, em 2001,
> coloquei Perl no currículo como base para o curso de "algoritmos",
> pois podemos montar coisas muito boas e estruturadas em Perl, que
> tem uma forma léxica próxima de C, base importantíssima para
> qualquer profissional de TI. Achei que seria bem melhor que Pascal,
> que apenas poderia ter alguma utilidade prática para quem usa
> Delphi/Lazarus (ou para matemáticos, etc).

   Disto, eu presumo que você é professor na Universidade, certo?

> O problema maior que enfrentamos foi encontar quem se dispusesse a
> lecionar a matéria. Poucos são os professores de faculdade
> (mestrado, etc) que conhecem Perl. Em 2001 havia apenas uns poucos
> ligados à biologia, mas que não queriam lecionar algoritmo de forma
> alguma. Então usamos o famoso "portugol" mesmo, até termos
> professores de Perl.

   Bom, agora já tem um candidato para lecionar. Eu apenas tenho de
resolver um pequeno problema de logística... ;-)

> A mesma coisa acontece com o Java (eca!). É muito ensinado porque
> todo mundo sabe. Não sei se é mais fresquinho porque vende mais ou
> vende mais porque é mais fresquinho (hehe).

   Será que as pessoas realmente sabem Java, ou elas sentem mais
segurança por estar mais próximos do C (esse, sim, todo mundo no meio
acadêmico, bem ou mal, sabe)?

   Acho que as pessoas tem menos "medo" de Java básico do que de Perl
básico.
   Eu me pergunto por quê...