[Cascavel-pm] Res: Ensinar Perl na Faculdade [Was: EXPLICAÇÃO SOBRE: PUSH, SPLIT e FOREACH.]

Ricardo Filipo ricardo_filipo em yahoo.com.br
Quinta Junho 21 11:22:46 PDT 2007

Caros,

Eu sempre defendi o ensino de Perl na faculdade.

Quando criei a "Graduação em Software Livre", na Estácio, em 2001, coloquei Perl no currículo como base para o curso de "algoritmos", pois podemos montar coisas muito boas e estruturadas em Perl, que tem uma forma léxica próxima de C, base importantíssima para qualquer profissional de TI. Achei que seria bem melhor que Pascal, que apenas poderia ter alguma utilidade prática para quem usa Delphi/Lazarus (ou para matemáticos, etc).

O problema maior que enfrentamos foi encontar quem se dispusesse a lecionar a matéria. Poucos são os professores de faculdade (mestrado, etc) que conhecem Perl. Em 2001 havia apenas uns poucos ligados à biologia, mas que não queriam lecionar algoritmo de forma alguma. Então usamos o famoso "portugol" mesmo, até termos professores de Perl.

A mesma coisa acontece com o Java (eca!). É muito ensinado porque todo mundo sabe. Não sei se é mais fresquinho porque vende mais ou vende mais porque é mais fresquinho (hehe).

Abração a todos!

Filipo