[Cascavel-pm] Encriptar/Ofuscar codigo fonte

Solli Honorio shonorio em gmail.com
Quarta Janeiro 3 01:55:12 PST 2007

Matheus,

Como já dito, o Perl não é uma linguagem que prevê este tipo de proteção, ao
contrário de linguagens compiladas.

Esta é uma questão muito interessante e importante, sempre abordada em todos
os foruns de Perl no qual eu participo. Como proteger o meu código ? E a
resposta simples é "Não tem como !".

Colocando desta maneira, talvez os produtos da ActiveState possa ser a
melhor alternativa para o desenvolvimento profissional em linguagens
interpretada. O PDK (Perl Developer Kit) deles pode gerar código "compilado"
em Windows/Linux de maneira que apenas (há controvérsia aqui também) eles
possam efetuar o processo de "decompilação".

Além desta ferramenta, eu recomendo (caso vc já não tenha feito) procurar
uma ajuda jurídica para compreender como você pode preservar o seu produto
além da questão do código, afinal mesmo compilado o cara pode copiar o
arquivo e sair rodando por aí.

Só finalizando, o PAR também prevê algun tipo de encriptação do código
fonte. Dê um look no link
http://par.perl.org/wiki/FAQ#Can_PAR_completely_hide_my_source_code.3F, e
outros neste wiki.

Abraços,