[Cascavel-pm] Treinamento em Perl? (was Fwd: Perl post from a.r.ferreira@ requires approval)

Eden Cardim edencardim em gmail.com
Quinta Fevereiro 8 10:00:34 PST 2007

On 2/8/07, Adriano Ferreira <a.r.ferreira em gmail.com> wrote:
> Não choramingue, Eden. Não ia ter jeito de esquecê-lo se o tema fosse Catalyst.

Hm, acho q o Nilson tá bem mais qualificado pra ser o ícone do
Catalyst no Brasil, ele só não é zelota que nem eu (porque tem mais o
que fazer, creio eu). Acho absurdo as pessoas associarem perl a
scripts CGI colados com arame e goma de mascar quando existe algo como
o Catalyst pra ser usado.

> A idéia dos "Desocupados, uni-vos e semeai Perl pelos quatro ventos"
> não é de todo ruim. Mas não é possível que alguns desocupados já não
> fizeram isto.

Fazer isso nem é tanto a questão. Comer/Beber disso que é. :)

> Não tem ninguém aqui que fez um curso de Perl? Só tem autodidata? Eta
> povinho anti-social! É por isso que o pessoal mais saidinho chegado à
> tecnologia da moda gosta dos cursos de Java e PHP -- é uma questão
> social também.

Tem razão. Isso é engraçado, a principal pedra que os engomados
socializantes do Java atiram no perl é de que é uma linguagem feia,
difícil de ler/aprender e que não combina com os sapatos brilhosos
deles, porém, para aprender Java eles precisam de cursos, enquanto que
todo mundo q conheço que sabe perl é autodidata. E volta e meia vem um
engomado do Java ou PHP pedindo socorro. Paradoxal, não?

> Mas sério, não tem ninguém aqui que fez um curso de Perl? Alguém que
> aprendeu alguma coisa substancial de Perl na escola (faculdade,
> universidade)?

Eu aprendi perl por acaso quando eu trabalhava num provedorzinho de
internet discada no interior da Bahia na época em que os melhores
servidores tinham processadores de 233 mhz. O cara que montou o
provedor implementou a mudança de senha online na mão e eu fiquei
curioso pra saber como ele conseguiu tal façanha: um script perl que
manipulava diretamente o /etc/passwd.

--
Eden Cardim
Instituto Baiano de Biotecnologia