[Cascavel-pm] Algumas ponderações [Era: Re: Diferença entre exec e system]

Robson Negreiros kamusbr em gmail.com
Quinta Agosto 30 10:57:32 PDT 2007

Em 28/08/07, Igor Sutton Lopes <igor.sutton em yahoo.co.uk> escreveu:

> Neste caso, *eu* surgiria com algo do tipo:
>
> "Pessoal, eu li a documentação do exec e do system e não entendi
> lhufas... Alguém poderia me iluminar?"

Assim ficaria bem mais claro.

O problema é o mesmo de sempre: lista de *discussões* não é lista de
> *helpdesk*. Ajuda-se quando tem tempo, e quando o esforço do
> aprendizado é correspondido.

Concordo.

O problema é que as pessoas não mostram
> isso, então essas respostas aparecem.

> Sim, desde que eu tenha *lido* o livro.

> Não, por quê eu *leio* várias fontes.

> Não. Eu tenho alguma, mas diversas vezes vi minhas dúvidas sendo
> sanadas lendo a parte que interessa de textos em francês, alemão e
> outros.

... e às vezes até em japonês e chinês.

> Acredito que na resposta caberia pelo menos uma breve explicação do
>
> Eu acredito que diversas pessoas *não* fazem um "perldoc -f xyz"
> quando estão estudando Perl.

... mas aí elas não devem estar estudando, e sim só usando...

> Faço essa crítica, pq se fala muito na divulgação da linguagem...
>
> Se você acompanhar o histórico da lista, diversos usuários aqui
> ajudaram diversas outras vezes. Vamos fazer uma ponderação: o quê
> você diria se uma pessoa que está aprendendo a dirigir, usando um
> automóvel com câmbio manual, não seguisse instruções básicas como
> utilizar a embreagem para fazer a mudança?

diria: "... para o carro funcionar do que jeito que você espera tem que usar
a embreagem, mas se você quer saber como funciona e o por que de usar
consulte materiais sobre mecânica de automóveis"

> Meus centavos em prol da melhoria da comunidade
>
> Eu também tenho meus centavos: se alguém quer aprender algo e pede
> opiniões em uma lista de discussões, siga os conselhos, aprenda e
> depois tire as suas conclusões se deve ou não fazê-lo.
>
> Acho que resumindo:
>
> - Pessoas não leêm a documentação e querem algo mastigado da lista.
> Não vejo *muito* mal nisso, quando vemos sinais claros de evolução da
> pessoa. Perguntar dois anos ou mais anos seguidos coisas que podem
> ser resolvidas da mesma maneira não demonstra isso muito bem;

- Pessoas acreditam que lista de discussões são helpdesks da
> linguagem xyz online. Olha, eu ajudo quem quer ser ajudado. Eu divido
> conhecimento, e eventualmente até faço código de graça (Patty, estou
> mentindo?) porém chega uma hora que enche o saco regar a árvore e ela
> nunca crescer...

E isso é quase uma regra geral para listas de discussão

- Pessoas esquecem que uma lista de discussões serve, além de trocar
> conhecimento técnico e teórico, para discussões filosóficas,
> dicussões sobre trabalho, como as empresas deveriam agir caso o mundo
> fosse perfeito, e inclusive filosofia ou sobre o Universo.

Tenho a mesma visão que você.

Eu acho
> relevante conversar sim, em uma lista de discussões, sobre trabalho,
> sobre ofertas de emprego e se é razoável ou não a empresa ABC estar
> fazendo aquilo. Se alguém quiser tirar isso daqui, pode abrir a list
> cascavel-jobs e continuamos esse tipo de assunto lá.

Agora, em relação ao ogro-mode: todos podem ser ogros sem que isso
> [...]
> preciso disso, mas não vou deixar passar em branco a coisa. Antes de
> falar que alguma coisa faz pessoas se afastarem da comunidade, o tipo
> de atitude do mesmo faz também, e muito. E acho que muito mais do
> que, com "delicadeza", tentarmos colocar a marretadas 'use warnings;
> use strict;' e perldoc -f foo na cabeça das pessoas. Com a segunda
> atitude, mais cedo ou mais tarde, aquele em que usamos a marreta
> perceberá que estávamos tentando ajudá-lo da melhor maneira,
> ensinando-o a pescar. Já no segundo, fica apenas a má educação do

A minha conclusão sobre esse episódio é que todos aqui temos aqui boas
intenções, sobre o quê e como ensinar, porém cada um do seu jeito. Enviei o
email expressando uma opinião (exclusivamente)minha e apesar de conhecer o
link que o Nelson me enviou, que ao meu ver, também é mais uma opinião sobre
como proceder diante de uma situação como essas onde podemos ou não
concordar.

Em resumo, caminhos diferentes mas os mesmos objetivos.

-- Igor