[Cascavel-pm] Algumas ponderações [Era: Re: Diferença entre exec e system]

Igor Sutton Lopes igor.sutton em yahoo.co.uk
Terça Agosto 28 13:45:11 PDT 2007

On Aug 28, 2007, at 8:47 PM, Robson Negreiros wrote:

> Só não esqueçam é que algumas pessoas querem apenas ter uma visão
> diferente de outras sobre o que foi lido, e não que ela desconheça/
> não saiba utilizar a documentação...

Neste caso, *eu* surgiria com algo do tipo:

"Pessoal, eu li a documentação do exec e do system e não entendi
lhufas... Alguém poderia me iluminar?"

O problema é o mesmo de sempre: lista de *discussões* não é lista de
*helpdesk*. Ajuda-se quando tem tempo, e quando o esforço do
aprendizado é correspondido. O problema é que as pessoas não mostram
isso, então essas respostas aparecem.

> Pergunta 1: vocês nunca discutiram as idéias sobre um livro com
> outra pessoa?

Sim, desde que eu tenha *lido* o livro.

> Pergunta 2: o que vocês estudam/lêem vem de uma única fonte?

Não, por quê eu *leio* várias fontes.

> Pergunta 3: vocês acham que todas as pessoas tem a proeficiência da
> língua inglesa que vocês possuem?

Não. Eu tenho alguma, mas diversas vezes vi minhas dúvidas sendo
sanadas lendo a parte que interessa de textos em francês, alemão e
outros.

> Acredito que na resposta caberia pelo menos uma breve explicação do
> que "VOCÊ ^1" entende sobre o assunto, e complementasse com a
> referência, ou vocês acham que as pessoas não fazem um "perldoc -f
> xyz" quando estão estudando perl.

Eu acredito que diversas pessoas *não* fazem um "perldoc -f xyz"
quando estão estudando Perl.

> Faço essa crítica, pq se fala muito na divulgação da linguagem...
> então procuremos dar uma ajuda construtiva e amigável para aqueles
> que estão procurando absorver mais conhecimento, evitando respostas
> secas, óbvias e sarcásticas.

Se você acompanhar o histórico da lista, diversos usuários aqui
ajudaram diversas outras vezes. Vamos fazer uma ponderação: o quê
você diria se uma pessoa que está aprendendo a dirigir, usando um
automóvel com câmbio manual, não seguisse instruções básicas como
utilizar a embreagem para fazer a mudança?

> Meus centavos em prol da melhoria da comunidade

Eu também tenho meus centavos: se alguém quer aprender algo e pede
opiniões em uma lista de discussões, siga os conselhos, aprenda e
depois tire as suas conclusões se deve ou não fazê-lo.

Acho que resumindo:

- Pessoas não leêm a documentação e querem algo mastigado da lista.
Não vejo *muito* mal nisso, quando vemos sinais claros de evolução da
pessoa. Perguntar dois anos ou mais anos seguidos coisas que podem
ser resolvidas da mesma maneira não demonstra isso muito bem;

- Pessoas acreditam que lista de discussões são helpdesks da
linguagem xyz online. Olha, eu ajudo quem quer ser ajudado. Eu divido
conhecimento, e eventualmente até faço código de graça (Patty, estou
mentindo?) porém chega uma hora que enche o saco regar a árvore e ela
nunca crescer...

- Pessoas esquecem que uma lista de discussões serve, além de trocar
conhecimento técnico e teórico, para discussões filosóficas,
dicussões sobre trabalho, como as empresas deveriam agir caso o mundo
fosse perfeito, e inclusive filosofia ou sobre o Universo. Eu acho
relevante conversar sim, em uma lista de discussões, sobre trabalho,
sobre ofertas de emprego e se é razoável ou não a empresa ABC estar
fazendo aquilo. Se alguém quiser tirar isso daqui, pode abrir a list
cascavel-jobs e continuamos esse tipo de assunto lá.

Agora, em relação ao ogro-mode: todos podem ser ogros sem que isso
vire pessoal. O que eu vi, e não apreciei muito foi o tipo de
argumento e o tom que nosso colega André usou quando estávamos
falando sobre o email que ele mesmo enviou para uma lista de
discussões. Me senti ofendido porém não vou o retribuir pois não
preciso disso, mas não vou deixar passar em branco a coisa. Antes de
falar que alguma coisa faz pessoas se afastarem da comunidade, o tipo
de atitude do mesmo faz também, e muito. E acho que muito mais do
que, com "delicadeza", tentarmos colocar a marretadas 'use warnings;
use strict;' e perldoc -f foo na cabeça das pessoas. Com a segunda
atitude, mais cedo ou mais tarde, aquele em que usamos a marreta
perceberá que estávamos tentando ajudá-lo da melhor maneira,
ensinando-o a pescar. Já no segundo, fica apenas a má educação do
remetente.

-- Igor