[Cascavel-pm] [OT] crime cibernético e acesso à internet

Segunda Novembro 13 09:53:32 PST 2006

Breno G. de Oliveira wrote:
[separação das tarefas da polícia em Militar e Civil/Judiciária]

   Breno, eu sou CLIENTE da polícia. E assim sendo, não quero saber o
que este ou aquele agente deveria fazer ou não. Eu quero é que, se a
bolsa da velhinha for roubada, que o agente (conhecido
indiscriminadamente como policial) vá atrás do meliante e recupere a
bolsa (não simplesmente a roube do velhaco).

   Também com postura de cliente, eu quero que a polícia aja como se
fosse uma só: são responsáveis por todas as investigações e por todos os
resultados (sejam bons ou ruins) que aparecerem, independentemente de
suas divisões internas (que eu, como bom cliente que sou, considero
meros detalhes de implementação que nada tem a ver com o resultado final).

   Claro, isto é apenas a minha visão sistemática, distorcida e
surrealista de um mundo nada perfeito...

[grande relatório sobre a performance da polícia]
> Não tenho base para dizer se os valores são bons ou ruins, mas
> certamente são maiores que os de 2004...

   Eu poderia criar dados fictícios com base em informações da internet.
   Mas vou tentar de outra forma.

   Pelo que eu me lembro do último senso, chegamos já bem perto de 190
milhões de brasileiros. Desta forma, supondo que apenas 0,1% (percentual
elevado) destas pessoas possam ser enquadrados como bandidos,
traficantes ou criminosos do colarinho branco, sob qualquer ponto de
vista, isto faz 190.000 criminosos aproximadamente.

   Pelos seus números, a polícia "afetou" (de alguma forma):

   140 (inquéritos policiais)
   125 (prisoes)
    52 (prisoes de criminosos estrangeiros)
    99 (membros de quadrilhas de imigração, falsificação e tráfico de
humanos)

   Fazendo assim um total (mal-estimado) de menos de 1000 pessoas
(criminosos). Vamos supor que isto seja pouco, resultado da
especialização do relatório e de observarmos apenas uma polícia e não
todas elas. Vamos multiplicar o resultado por 10, para ter um "fator de
cagaço" (aka "margem de segurança") decente. Assim, teremos 10.000
pessoas aproximadamente "afetadas" pelo trabalho da polícia. Isto é 1%
do total de criminosos que estimamos, e bate com levantamentos que eu já
vi em algum lugar (vou procurar a fonte depois) sobre o desempenho da
polícia (a probabilidade de um bandido ser preso e cumprir pena é menos
de 1% -- o crime compensa, meninos!).

   Eu considero, de acordo com as minhas estimativas toscas e muito
fúteis, e de acordo com outras informações contextuais cujas fontes
fiquei de levantar, que o desempenho da polícia brazileira, comparada
com a quantidade de pessoas estimadas "criminosas" (proporcionalmente a
quantidade de pessoas da população) é péssimo.

   Mas eu não culpo apenas a polícia. A polícia é o "braço armado" de um
estado míope e burro. A questão é mais complicada e envolve sociologia e
muita cerveja. A gente discute isto da próxima vez que eu estiver no
Brazil. Com cerveja é mais fácil de explicar o universo.

Luis Motta Campos
Senior System Engineer at Segula.FR
Hobbyist Cooker and Photograph