[Cascavel-pm] Manual de Tradução

Igor Sutton Lopes igor em izut.com
Terça Março 7 18:26:19 PST 2006

Pessoal,

Gostaria de expor minha opinião em relação à esse assunto, e como a maioria
não me conhece pessoalmente, então eu posso ter parecido um tanto "grosso".
Eu sou uma pessoa que apóia padrões. Se existir um padrão, ou uma definição
de padrão, eu irei me intrometer. Conhecendo esta peculiaridade minha, posso
continuar.

No início dos trabalhos de tradução, estavam trabalhando apenas o Nelson e
eu. Fiz algumas traduções e, em conjunto com o Nelson, adotamos alguns
padrões para que seguissemos. Após isso, conversamos também com o Galvão, que
apoiou nossas escolhas. Escolhas estas que apóio, porém não julgo como sendo
as únicas opções. Uma dessas "difamadas" decisões era a de manter o código
original, traduzindo apenas os comentários. Isto foi conversado entre Nelson,
Galvão e eu, e acordamos que iríamos fazer desta maneira para, de alguma
forma mantermos a identidade do documento original, isto é, se o usuário
olhasse a documentação original, iria encontrar o mesmo contexto e os mesmos
exemplos. Gostaria de lembrar que esta decisão foi tomada ANTES da explosão
que aconteceu no site.

Após isto tudo acontecer, mensagens prá cá e prá lá, decidi verificar o que
os outros processos de tradução estavam fazendo em relação à esta parte, e
descobri o projeto de tradução do perldoc para italiano (Projeto POD2IT).
Verifiquei seus documentos e vi com os "olhos que esta terra há de comer" que
eles também estavam traduzindo os exemplos. Após isto, mesmo depois de o
Gabriel Vieira e o Breno terem manifestado suas opiniões a favor e eu,
contra, cedi. Só gostaria de destacar que não cedi porque os "italianos estão
fazendo assim", ou outro motivo qualquer. Cedi porque existe a *tendência* a
fazer as traduções desta maneira, mesmo acreditando que a documentação
devesse manter os exemplos originais e, no caso da necessidade de uma
explicação mais didática do documento, adaptá-lo com outro nome,
referenciando a bibliografia.

Mais uma vez, não sou um ditador em relação à projetos em que participo,
apenas mantenho minha opinião o máximo que posso e, caso perceba que tenha
que mudar minha postura em relação a um tópico, irei fazê-la e apoiá-la. Como
disse ao Gabriel Vieira, somos aquilo que pensamos. Se eu não tentar fazer
valer minha opinião, <filosofia>eu não estarei sendo eu mesmo</filosofia>.

Fica o recado e o desabafo, além de muita vontade de fazer o projeto decolar.
Só espero que achemos um meio termo (como aquele em que já cedi) e comecemos
a olhar na mesma direção.

Grande abraço à todos.

--
Igor Sutton Lopes <igor em izut.com>