[Cascavel-pm] TRADUCAO: dica de link

Terça Março 7 10:46:10 PST 2006

On 3/7/06, Alceu R. de Freitas Jr. <glasswalk3r em yahoo.com.br> wrote:
> Vamos fazer a tradução de documentação do Perl ou
> reinventar a forma de traduzir textos técnicos para o
> português? A única revolução que me interessa ver o
> uso de Perl crescer no Brasil.

Vamos traduzir da forma que estimule mais o crescimento do uso de Perl
no Brasil.

Se o seu público alvo forem acadêmicos contra o capitalismo e que
acreditam no fim da fome na África pelo uso do software livre, a
tradução em "português estrito" talvez realmente seja a mais
recomendada.

Caso contrário, acredito que você não queira passar a imagem de que
Perl é algo apoiado estritamente por acadêmicos contra o capitalismo e
que acreditam no fim da fome na África pelo uso do software livre.

Esse é o ponto.

> Eu acho isso péssimo. Para site existe sítio; para
> delivery existe entrega. Se bobear, a forma que usamos
> é ainda mais antiga do que a utilizada no inglês, que
> possui, aliás, um monte de termos vindo do latim.

Sítio poderia ter vindo direto do hebraico e estar escrito na Bíblia
como sendo a forma recomendada por Jesus para se referir à locais da
grande comunidade que iria se formar no início do terceiro milênio. No
entanto esse não é o ponto. O ponto é se fazer entender. "Site" é mais
utilizado que "sítio" e não tem nenhuma possível vertente ideológica
associada a seu uso.

> E você vai querer me convencer que isso não veio do
> sucesso do iPod (Apple)?

Obviamente que veio.
Porém, se amanhã o iPod fosse descontinuado, o termo continuaria a existir.

Isso é extremamente comum de se acontecer. Em qualquer lugar do
Brasil, por exemplo, uma pessoa sabe o que é uma "sandália
franciscana". No entanto, quase ninguém sabe que na verdade esse nome
é dado graças ao nome da fábrica que introduziu o modelo no Brasil.

> Sim, nós temos cultura. A deles é infinitamente mais
> pobre, então porque a insistência em copiar eles?

Por que é mais pobre?
Por que é permitido copiar dos índios e não dos malévolos estadounidenses?

-Nilson Santos F. Jr.