[Cascavel-pm] PerlApplet?

Cárlisson Galdino bardo em swissinfo.org
Sexta Fevereiro 17 14:30:55 PST 2006

Saluton,

Em Fri, 17 Feb 2006 21:17:50 -0200
"Breno G. de Oliveira" <breno em clavis.com.br> proferiu:

> e alguém conhece e puder mandar pra mim, eu
> agradeço (não acho que seja tópico dessa lis

O SVG deve suprir isso gradualmente. É um padrão aberto que usa XML. Imagine: imagem vetorial que você pode movimentar por JavaScript! É a base do Flash.

O XUL supre as necessidade (muitas) de um cliente inteligente. É um padrão aberto em XML para fazer interface gráfica (tipo Tk, Gtk...)

JavaScript, apesar do preconceito, é uma grande linguagem. Tem expressões regulares, try/catch, listas (inclusive for no estilo foreach) e é orientada a objetos. Quando está rodando dentro de uma página, temos diversas limitações, mas *não são* limitações da linguagem, e sim de ambiente. Uma aplicação XUL usa JavaScript sem essas limitações...

Perl em ambiente cliente *deve* ter as mesmas limitações que o JavaScript no mesmo ambiente, ou a segurança vai pro saco.

Acho que cada linguagem tem seu ponto forte. O do JavaScript é navegar em árvores de objetos: leia-se XML. O do Perl só acho que vá se expandir muito com o sucesso (espero que o atinja) do Parrot (o Perl6, por falar nisso, tá ficando muito interessante). O ponto forte do Java é dispositivos móveis e bizarros (geladeira, por exemplo): é pra isso que foi criado, oras!

[]s,

--
::::::::: Cárlisson Galdino ::::::::::
... http://bardo.cyaneus.net       ...
... Jabber: bardo em swissjabber.org  ...
... Linux Counter:          309019 ...