[Cascavel-pm] PerlApplet?

Sexta Fevereiro 17 16:18:31 PST 2006

On 2/17/06, Cárlisson Galdino <bardo em swissinfo.org> wrote:
> O SVG deve suprir isso gradualmente. É um padrão aberto que usa XML. Imagine: imagem vetorial que você pode movimentar por JavaScript! É a base do Flash.

Sim. Mas note que SVG é um formato bem "pesado". Atualmente o IE não
suporta SVG, apenas com plug-ins. Mas o Firefox suporta.

A API do Google Maps usa SVG para desenhar coisas nos mapas (caminhos,
marcadores, etc). Se você olhar algum dos sites que a utilizam e ver
algum mapa com um número razoável de coisas desenhadas, irá notar o
quanto fica lento. Sem contar que manipular SVG por script é terrível
para qualquer coisa que seja mais complexa que desenhar algumas retas
ou polígonos. No máximo uma elipse.

> O XUL supre as necessidade (muitas) de um cliente inteligente. É um padrão aberto em XML para fazer interface gráfica (tipo Tk, Gtk...)

Infelizmente o problema do XUL é que o IE nunca vai suportá-lo. Então
como plataforma para Web em si ele não é muito bom. Porém, tem um
projeto muito legal da Mozilla que é o XUL Runner, que eu estava
olhando esses dias. A idéia é você fazer aplicativos para o usuário
final em XUL / JavaScript e basta ele ter o XUL Runner instalado para
que consiga executar. O XUL Runner é mais um derivado da engine Gecko
da Mozilla. Quem quiser ler mais sobre isso pode ver em:
http://wiki.mozilla.org/XUL:Xul_Runner

Atualmente o XUL Runner se encontra em um estágio completamente usável
e aplicativos já podem ser desenvolvidos visando o usuário final,
porém a Mozilla ainda não fornece uma versão "oficial" com um
instalador desenvolvido por eles. Isso está planejando para sair junto
com o FireFox 2.0 (se não me engano) de acordo com o XUL Runner
Roadmap.

> JavaScript, apesar do preconceito, é uma grande linguagem. Tem expressões regulares, try/catch, listas (inclusive for no estilo foreach) e é orientada a objetos. Quando está rodando dentro de uma página, temos diversas limitações, mas *não são* limitações da linguagem, e sim de ambiente. Uma aplicação XUL usa JavaScript sem essas limitações...

JavaScript é uma boa linguagem. Porém, dentre as linguagens dinâmicas
ela é uma das piorzinhas. Ela só se sair bem se formos compará-la com
linguagens tradicionais.

-Nilson Santos F. Jr.