[Cascavel-pm] Perl nas universidades

Breno G. de Oliveira breno em clavis.com.br
Quinta Novembro 3 16:44:23 PST 2005

João Gabriel wrote:

> complementando... livro é só o começo, bom mesmo seria ter cursos de
> Perl em nossas Universidades (posso estar errado, mas creio que poucas
> ou nenhuma tem).

Acho difícil, mas também não sei se é o ideal. EMHO, a Universidade deve
ensinar os fundamentos da programação estruturada, em C, e dar uma
explanada geral sobre os conceitos de linguagens de programação. No
máximo ter uma cadeira de orientação a objetos (genérica, explicando os
conceitos de classe, herança, polimorfismo, etc) e outra de SQL (também
conceitos, álgebra relacional, etc, e não comandos específicos). Nesse
contexto, Perl se encaixaria apenas como um tema dentro de uma cadeira
de Linguagens de Programação (só pra constar, Assembly também deve ser
ensinado, mas dentro de um contexto de arquitetura de computadores).

Eu antes achava que Perl era uma ótima linguagem para aprender desde
cedo, antes de qualquer outra. Mas acabei percebendo que um iniciante
muitas vezes precisa de estrutura e formalidade para se guiar, e isso é
justamente o que Perl não tem (felizmente!).

Quem já praticou alguma arte marcial deve saber do que eu estou falando,
mas na verdade isso se aplica a qualquer arte: "Primeiro aprenda a
forma. Depois, livre-se dela". Um iniciante deve ser disciplinado e
fazer as coisas seguindo a mesma estrutura, o mesmo modelo, e repetir
até aquilo (em nosso caso, a programação) fazer parte dele. Depois
disso, ele deve abandonar a estrutura e fazer as coisas como lhe
parecerem naturais. Nesse contexto, Perl é uma linguagem para quem já
tem experiência com programação (exatamente QUANTA experiência fica a
critério da própria pessoa). E a grande vantagem é que, por ser
completamente livre de estrutura, não importa muito QUAL a linguagem
anterior a qual vc estudou. Com Perl vc é livre para programar como
quiser. Dar esse tipo de liberdade e poder a um iniciante poderia acabar
prejudicando seu aprendizado.

Por esse motivo acho que o ensino de Perl em uma universidade não
caberia, até pq universidade é lugar de estudar conceitos e fundamentos
para criar ferramentas (ou mesmo linguagens!), e não para aprender a
usar as coisas dos outros.

É claro que todo esse discurso está ligado apenas a cadeiras do curso em
si. Cursos extras ensinando Perl, de repente até valendo crédito, seriam
mais do que razoáveis. Assim como Java, SQL, Python, Haskell, C++, PHP, etc.

Bom, minha opinião apenas ;)

[]s

breno