[Cascavel-pm] Contador Web de usuários OnLine

Ednardo Lobo ednardo em elobo.cjb.net
Quarta Junho 22 14:07:12 PDT 2005

On Wed, Jun 22, 2005 at 05:29:30PM -0300, Alceu R. de Freitas Jr. wrote:

> Não vejo como esse assunto pode estar fugindo do tópico da lista visto
> que a solução vai envolver Perl num estágio ou outro.

    Maravilha! Então voltemos às discussões ..

> Perceba,   você  está   solicitando   uma  informação   que  não   foi
> disponibilizada publicamente de forma explícita (ok, cookies podem ser
> maliciosos nesse sentido também) já que o NAT reescreve os pacotes com
> seu próprio endereço.

    Sim, mas ele reescreve pacotes IP  e não HTTP. Não estou dizendo que
no cabeçalho HTTP consta o endereço  da máquina local, apenas supondo. E
faço essa  suposição com base no  protocolo FTP, onde quando  operado no
modo passivo, o  cabeçalho carrega o endereço IP local.  E se por alguma
razão esse  IP for  carregado no  cabeçalho HTTP,  provavelmente poderei
recuperá-lo por intermédio do servidor WEB, sem necessitar fazer isto no
cliente.

> A única forma de obter isso  é solicitando para o cliente ou acessando
> a tabela  NAT do roteador/firewall  (acho que  você não quer  tentar a
> segunda).

    Exato! A  não ser que minha  suposição a respeito do  protocolo HTTP
esteja certa, não vejo uma outra maneira.

> A outra  forma seria obter alguma  informação do browser de  forma que
> você  consiga  identificar  duas  máquinas idênticas...  se  fosse  um
> aplicativo rodando localmente eu diria para você tentar obter o número
> serial do HD ou o MAC Address  da placa de rede. Mas visto que estamos
> tratando de uma aplicação web não vejo como você fazer isso.

    Ao que parece, não há como!

> Pedir ao browser para criar um cookie  com um ID randômico me parece a
> melhor opção já  que você pode obter ele posteriormente.  Ou então use
> sessões ou ainda hidden fields.

    Cookies não irão funcionar em  todas as situações, para usar sessões
preciso identificá-las  e como fazer  isto sem usar cookies  ou qualquer
outro mecanismo  levando em consideração  que não poderei  interferir na
programação do site?  Restou então hidden fields, mas não  faço a mínima
idéia de como utilizá-los para tal propósito. Pode me explicar?

    Grato,

--
    Ednardo Lobo

    LOBO's NET - www.lobosnet.com
    eboleto    - www.eboleto.com

--
Quando estiveres sentado  em frente de uma  pessoa importante, imagina-a
sentada de ceroulas. É dessa maneira que eu dirijo meus negócios

--Joseph Patrick Kennedy